quinta, 25 de abril de 2024
Pura adrenalina

Ciclismo são-carlense estreia em 2022 e foca pódios em São João da Boa Vista

Oito ciclistas da ASC/Smec/Sportix/DNAClub São Carlos participam da Taça Regional XCO neste domingo

10 Mar 2022 - 07h16Por Marcos Escrivani
Ciclismo são-carlense estreia na temporada e expectativa é positiva - Crédito: DivulgaçãoCiclismo são-carlense estreia na temporada e expectativa é positiva - Crédito: Divulgação

Muita adrenalina e pegas emocionantes estão reservados para o Stage 1 da Taça Regional XCO de Mountain Bike, previsto para domingo, 13, em São Joao da Boa Vista. Prova vale pelo ranking paulista e a competição será realizada no Bike Park Crepúsculo.

Nas últimas semanas, o técnico Edivanio Monteiro preparou a equipe que tem como meta conquistar resultados expressivos.

Irão representar o time são-carlense, os pilotos André Luiz de Souza, Lucas Simões Barbosa, Thiago Tavoni Longhim, Gabriel de Oliveira Carniel, João Rafael Pereira, José Silvio Recalde, Zigomar Zotesso Siqueira Júnior e André Luiz de Sousa.

Otimista, Edivanio Monteiro não escondeu a ansiedade pela estreia. Mas salientou que o trabalho teve início em 2021, com treinos presenciais e remotos (devido a pandemia da Covid-19), além da participação de algumas competições pontuais.

Porém, com a expansão da ASC/Smec/Sportix/DNAClub São Carlos desde janeiro os treinos se intensificaram pois o time sonha alto na temporada 2022.

“As atividades estão bem puxadas, pois a equipe está mais forte com o ingresso de novos ciclistas. A preparação acontece desde janeiro e a expectativa é a melhor possível”, garantiu Edivanio.

Sobre a competição de São João da Boa Vista, o técnico são-carlense prevê um grande desgaste e exigência, já que o percurso é fechado e serão várias voltas. “O terreno é sinuoso, com muitos obstáculos, além de subidas e descidas. Vai exigir muito dos pilotos. Tanto técnica como fisicamente no momento de transpor os obstáculos. Mas todos estão muito bem preparados”, finalizou o técnico.

A ASC em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, disponibilizará ônibus para deslocamento para a competição. Quem tiver interesse basta entrar em contato pelas mídias sociais ou pelo fone (WhatsApp) 16 99721-5571.

MTB

MTB é a sigla usada para identificar o Mountain Bike que é dividido em três vertentes: MTBXCO (mountain bike cross country olímpico (voltas em circuito fechado), MTBXCM (mountain bike cross country maraton (circuito aberto linear) e MTBDH (mountain bike douw hill (descida de montanha).

O XCO ou Cross Country Olímpico, é uma modalidade do MTB. Uma prova disputada em circuito variado (de 4 a 10 quilômetros de distância por volta), com descidas técnicas, trilhas estreitas, caminhos rochosos e até obstáculos artificiais, como rampas.

Os atletas, nessa modalidade, além de resistência física precisam de potência muscular e técnica de pilotagem para transpor as dificuldades no percurso. Suas bicicletas precisam ser leves, com um boa sistema de suspensão (amortecimento) e freios.

Leia Também

Últimas Notícias