quinta, 28 de março de 2024
2018 positivo

Atletas do Grêmio comentam sobre experiência de disputar a Segundona

13 Jul 2018 - 09h42Por Gustavo Curvelo/colaborador
Atletas do Grêmio comentam sobre experiência de disputar a Segundona - Crédito: Gustavo Curvelo/Divulgação Crédito: Gustavo Curvelo/Divulgação

Ao ingressar no profissionalismo e disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o Grêmio Sãocarlense pode não ter conseguido realizar uma boa campanha, mas deixou a experiência marcada na vida de seus atletas. Aproveitando principalmente os jogadores da cidade – que compuseram mais de 80% do elenco na competição –, o Lobão enfrentou tradicionais equipes como Francana e XV de Jaú, encontrou personagens conhecidos como os treinadores Pinho e Paulinho McLaren e se despediu com um empate diante do invicto Comercial no estádio Palma Travassos – o único a conseguir o feito de não perder e mesmo não tomar gols em Ribeirão Preto, com exceção ao Independente de Limeira.

Para o goleiro Gabriel Silva, por exemplo, que foi elogiado pela imprensa e pela própria torcida e jogadores do Comercial depois da última partida, a participação na Segunda Divisão representou um novo recomeço na carreira após dois anos longe dos gramados.

“Vestir uma camisa tão pesada como a do Grêmio Sãocarlense me trouxe a vontade de jogar futebol novamente. Foi uma experiência marcante com o time da minha cidade e acompanhada de grandes incentivos da minha família e do treinador de goleiros Julio Cesar Cominotte, que me deu total confiança e todo o apoio necessário para que eu pudesse atuar com tranquilidade e sabedoria”, ressalta o goleiro.

Mesmo aclamado por torcidas adversárias, como já havia acontecido também em Jaú, o camisa 1 não descarta seguir construindo sua história com o Lobão. “Sigo treinando firme e continuar no Grêmio seria um prazer. Foi o clube que me abriu as portas no cenário profissional e que, assim como a cidade de São Carlos, aprendi a amar e fui bem acolhido por profissionais competentes e comprometidos”, acrescenta Silva.

Na mesma linha de raciocínio, o meio-campista Caio Guilherme agradeceu ao Grêmio pela oportunidade de mostrar seu futebol. Artilheiro da equipe na Segunda Divisão, o atleta chegou ao clube na sexta rodada e, após nove partidas realizadas, leva consigo um aprendizado para o prosseguimento da carreira.

“Foi um campeonato difícil, com muitos times fortes da região e que não teve jogo fácil pra gente, mas essa confiança depositada em nós, os aplausos da torcida mesmo nas derrotas e a correspondência em seguir honrando a camisa do Grêmio até a última rodada é algo que não ficará esquecido”

“O projeto do clube é grande dentro e fora de campo e me fez ter um carinho enorme por aqui. Tenho certeza que com esta seriedade o Grêmio irá alcançar seus objetivos e espero estar nos planos para o próximo ano, mas, mesmo se não tiver, ficarei na torcida pelo acesso da equipe”, disse Caio Guilherme.

Sem precisar aguardar tanto para vestir o manto do Lobão novamente, o volante Alex, que também é morador de São Carlos, já se prepara para a disputa do Campeonato Paulista sub20 – 2ª Divisão. Apesar dos 18 anos, o jogador foi titular em todo o segundo turno na competição profissional, atuando inclusive improvisado como zagueiro e lateral-direito em algumas oportunidades.

“Jogar um campeonato profissional certamente me tornou um jogador mais experiente tanto dentro quanto fora de campo, pois aprendi muito com meus companheiros. A classificação não veio, mas os jogadores estavam muito comprometidos e com esta vontade evoluímos muito durante os jogos, o que nos manteve de cabeça erguida até a partida final”, comenta Alex.

Para o segundo semestre, a preparação dele e de mais oito jogadores já se iniciou na equipe Sub-20, desta vez com a pretensão de ir mais longe e seguir apostando no projeto a longo prazo.

“O Grêmio é um clube tradicional e de respeito e que voltou pra ficar no futebol depois de anos parado. Espero agregar no Sub-20 com essa experiência recente e fazer um bom campeonato para ser aproveitado novamente no time profissional em 2019”, completa o volante.

No Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o Grêmio Sãocarlense compôs o Grupo 3 e ficou na última posição. Já no Campeonato Paulista sub20 – 2ª Divisão, a equipe, que é comandada pelo treinador Anderson Florentino, encontra-se em preparação para a estreia, marcada para 4 de agosto, com adversário a definir.

Leia Também

Últimas Notícias