sábado, 20 de abril de 2024
Prova perfeita

Atleta são-carlense termina a Maratona do Rio de Janeiro em 11º

Lucas Ferraz integra a ASA/Tapetes São Carlos e completou a prova em 2h39s43; em sua faixa etária, foi o 1º colocado

17 Nov 2021 - 07h34Por Marcos Escrivani
Lucas durante a prova no Rio de Janeiro: meta alcançada - Crédito: Celso Pupo RodriguesLucas durante a prova no Rio de Janeiro: meta alcançada - Crédito: Celso Pupo Rodrigues

O são-carlense Lucas da Silva Ferraz brilhou na manhã de segunda-feira, 15, feriado nacional ao completar os 42.195 metros da Maratona do Rio de Janeiro em 11º lugar. Integrante da ASA/Tapetes São Carlos, o atleta obteve ainda duas marcas importantes: como atleta amador, foi o 3º melhor colocado e em sua faixa etária (30/34 anos), foi o primeiro colocado.

A largada da prova foi logo às 5h da manhã com a finalidade de preservar a integridade física dos milhares de atletas que participaram da prova devido ao forte calor. Lucas completou o percurso em 2h39m43s.

Em entrevista ao São Carlos Agora, Celso disse que sua expectativa era completar a prova em até 2h40 e alcançou a meta. Mas também tinha um objetivo um pouco mais ousado que era tentar fazer 2h35m

“Mas isso dependeria das condições climáticas no dia da prova, visto que o Rio de Janeiro, nessa época do ano, é muito quente e úmido. Do início da prova até o quilômetro 27 estava mantendo um ritmo de 3:37/km, mas comecei a sentir câimbras na panturrilha e posterior da coxa, o que me levou a diminuir ritmo. Graças a Deus, mesmo com esses incômodos, consegui alcançar o objetivo principal com o tempo de 2h39m45s, ficando em 11º colocado geral e 1º colocado na categoria 30 a 34 anos”, afirmou.

ROTINA PESADA   

Lucas disse que sua preparação começou meses antes da prova. Ele iniciou as atividades no primeiro semestre, quando ainda havia a probabilidade de a prova ocorrer em junho. “No entanto, como ainda estávamos vivendo dias difíceis, devido a pandemia da Covid-19, a mesma foi remarcada para o segundo semestre. Segui com o treinamento até o fim, completando os 42.195m, pela primeira vez, em uma prova virtual, obtendo o tempo de 2h43m44s”.

Posteriormente, com a prova presencial remarcada, Lucas começou uma nova preparação para a Maratona, sendo esta realizada em 12 semanas, com 6 sessões de treinos de corrida - Um treino intervalado; limiar anaeróbico; Treino Longo e; o restante em rodagens – e, 2 sessões de fortalecimento muscular. O volume semanal foi em torno de 90 km.

“Os treinos Intervalados, sempre que possível foram realizados na pista de atletismo e, o restante dos treinos, foram feitos pelas ruas de São Carlos. Foi a minha estreia oficial em uma prova presencial na modalidade Maratona”, comemorou.

Leia Também

Últimas Notícias