quinta, 25 de abril de 2024
Esportes

Atleta é graduado à faixa preta do judô aos 16 anos

10 Nov 2017 - 09h53Por Abner Amiel/Folha São Carlos e Região
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Federação Paulista de Judô sediou no dia 28 de outubro o Exame de Graduação de Faixas e 49º Torneio Beneméritos do Judô, no Clube Atlético Juventus em São Paulo . 392 atletas foram aprovados no maior exame de graduação de faixas de Judô. Entre eles estava o atleta são-carlense José Celso Camikado, da Associação de Judô de São Carlos (Claudião), que conseguiu a faixa preta com apenas 16 anos.

Camikado foi o único da cidade a conquistar a graduação. "Conquistou a faixa preta, após muitos treinos , cursos da Federação Paulista de Judô , arbitragens e muito aprendizado, agora é faixa preta , onde se inicia uma nova etapa dentro do Judô. Um aluno dedicado , educado , humilde , companheiro, o que o torna esse atleta merecedor de tudo isso", disse o treinador Carlos Eduardo Munno, que é faixa preta quarto dan, graduação avançada da faixa preta.

É incomum um atleta conseguir a faixa preta com 16 anos. O sucesso de Camikado se deve por ter começado o esporte aos 7 anos na Associação de Judô de São Carlos (Claudião). "A maioria dos alunos consegue a graduação da faixa preta com a idade de 20 anos porque são várias etapas. O atleta tem que começar pela faixa branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marron e preta", contou Munno. "Camikado faz parte de um grupo raro de atletas habilidosos que consegue antecipar a graduação".

A Associação de Judô São Carlos ( Claudião), que vai completar 50 anos no próximo ano, é a academia mais tradicional da cidade de judô e Carlos Eduardo Munno disse que o sonho é que o espaço continue sendo um  berço de novos  atletas que representam a cidade e competições do Brasil.

Leia Também

Últimas Notícias