quinta, 25 de abril de 2024
Equipes de competição

Arena Brasil chega para mostrar a força do futsal são-carlense

Aproximadamente 150 atletas das categorias sub8 até a sub19 estão inscritos para representar a cidade

14 Mar 2022 - 08h27Por Marcos Escrivani
Novo clube de futsal em São Carlos quer revelar talentos e ainda, formar cidadãos - Crédito: Marcos EscrivaniNovo clube de futsal em São Carlos quer revelar talentos e ainda, formar cidadãos - Crédito: Marcos Escrivani

Com o intuito de mostrar a força do futsal são-carlense, a cidade acaba de ganhar um novo clube: O Arena Brasil, criado com o intuito e objetivo de oportunizar crianças, jovens e adultos a participação em treinamentos e competições na cidade, região, estado e nível nacional.

Com os treinos ocorrendo na, Escola Estadual Attília Prado Margarido, no Jardim Santa Felícia, aproximadamente 150 jogadores das categorias sub8 até a sub19 treinam forte sob o comando do técnico Renato Natella e a meta é, este ano, disputar torneios municipais, regionais e estaduais.

No primeiro semestre o time são-carlense já tem três eventos confirmados: a Liga Ferreirense, os Jogos da Juventude (categoria sub19) e a Super Copa. No segundo semestre, a ambição aumenta e a expectativa é que possa ocorrer a filiação na Federação Paulista e com isso o Arena Brasil representar São Carlos em torneios oficiais promovidos pela entidade.

Em uma entrevista concedida ao São Carlos Agora, o técnico Renato Natella revelou sobre a formação da equipe e quais as metas a curto, médio e longo prazos. Abaixo, o bate-papo com o jovem técnico são-carlense.

A ENTREVISTA

São Carlos Agora - Por que a criação de um novo time de futsal em São Carlos?

Renato Natela - O Arena Brasil Futsal foi criado com o intuito e objetivo de oportunizar crianças, jovens e adultos a participação em treinamentos e competições na cidade, região, estado e nível nacional, fomentando a modalidade de futsal.

SCA - Quem teve a ideia desta iniciativa? Com quais profissionais o clube irá contar?

Natela – A iniciativa veio através de um grupo de profissionais que trabalham na organização da Associação Esportiva Arena Brasil Futsal. É composto por pessoas altamente capacitadas e com formação especializada, sendo um advogado especialista em Direito Esportivo, que já trabalhou por vários clubes do Brasil (último foi a SE Palmeiras em 2020/2021) e também membro da Comissão Nacional antidoping e professor da CBF. Um administrador, dois fisioterapeutas (mestres e especialistas no esporte), um nutricionista do esporte, dois preparadores físicos especializados em atletas, um publicitário (marketing), um treinador de goleiros, um auxiliar técnico e um coordenador técnico especialista em formação de atletas.

SCA - A princípio, com quantas categorias pretende trabalhar o Arena Brasil? A meta é ter quantos alunos/atletas?

Natela - Temos hoje treinando semanalmente 150 atletas do sub8 ao sub19. Em breve estaremos iniciando outras categorias chegando a 200 atletas.

SCA - Este ano, quais são as metas da equipe em termos municipal, regional e nacional?

Natela - Temos já algumas competições que estarão iniciando nesse mês, como a Liga Ferreirense, Jogos da Juventude, Super Copa. Estamos aguardando os campeonatos municipais e nosso departamento jurídico e administrativo iniciaram processo de filiação junto a Federação Paulista de Futsal. No segundo semestre a meta é a participação em campeonatos organizados oficial promovidos pela entidade.

SCA - A equipe visa a formação de atletas ou também trabalha a questão social?

Natela - Nosso trabalho consiste na formação do atleta por completo e principalmente a formação do cidadão do bem, preparando para a vida. Temos um trabalho social junto com as equipes de rendimento.

SCA - Há informações que a equipe já está inscrita nos Jogos da Juventude. Em qual categoria? A ideia é chegar entre os 16 melhores do Estado?

Natela - Nossa equipe sub19 está inscrita nos Jogos da Juventude do Estado, irá representar São Carlos que é motivo de muito orgulho para todos e também muita responsabilidade. A meta é chegar à fase final e ir conquistando fase a fase. E por que não sonhar em estar entre as quatro melhores ou até um título? Temos que trabalhar muito sério a cada dia para conquistarmos nosso espaço.

SCA - Este ano, quantas equipes o Arena Brasil pretende montar?

Natela - A princípio já temos do sub8 ao sub19, mas futuramente teremos todas as idades, até a formação de uma equipe adulta com atletas da cidade e região.

SCA - Os atletas já treinam? Onde? Quantas vezes por semana? Há a expectativa de poder ter mais espaço físico para as atividades dos atletas?

Natela - Todas as categorias treinam semanalmente na Escola Estadual Attília Prado Margarido, no Jardim Santa Felícia, divididos em dois treinos semanais. Um novo espaço será disponibilizado para nossos treinamentos.

SCA - Qual a infraestrutura que será fornecida para os jogadores?

Natela - Todos os atletas terão um suporte da nossa equipe multidisciplinar, locais de treinamentos e jogos preparados com muita segurança e organização, para que possam desenvolver todo potencial

SCA - Considerações finais:

Natela - Gostaríamos de agradecer ao diretor Emerson Leandro Moraes, da EE Attília Prado Margarido, a Secretária Municipal de Esportes e Cultura e a todos nossos patrocinadores, colaboradores e pais pelo apoio e confiança em nosso trabalho.

Leia Também

Últimas Notícias