quinta, 28 de março de 2024
Esportes

A3: Portuguesa Santista se mantem invicta e assume a liderança isolada do campeonato

01 Mar 2018 - 08h29Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Após a conclusão da 13ª rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista da Série A3, a Portuguesa Santista é, por enquanto, a melhor equipe do torneio. Bateu o Noroeste por 1 a 0, manteve a invencibilidade e assumiu a ponta.

Na tarde de quarta-feira, 28, a rodada começou em Taboão da Serra. O CATS fez um jogo equilibrado com o Olímpia e valia uma vaga no G8. O time da casa começou pressionando, dando muito trabalho ao goleiro Lucas. No decorrer do jogo, os visitantes foram equilibrando as ações e seguraram o empate na primeira etapa. No segundo tempo, ambos voltaram com a mesma formação. As jogadas que iam surgindo eram de chutes de fora da área. Numa das raras jogadas trabalhadas, Kaká escorou de cabeça um cruzamento vindo da direita e fez o gol que deu a vitória ao Taboão da Serra. Ainda houve tempo para Rone perder o gol de empate, mas o jogo terminou mesmo no 1x0 para o CATS.

Em Indaiatuba, o Atibaia tropeçou diante do Grêmio Osasco e viu a liderança mudar de dono. O Falcão começou o jogo ditando as regras, principalmente em jogadas rápidas pelos lados do campo e diversos cruzamentos na área, mas encontrava o Grêmio Osasco bem postado, pronto para encaixar um contra-ataque e abrir o placar. As chances do Atibaia apareceram com Mascote, Gledson e Tavares, mas todas pararam no goleiro Cleiton. No segundo tempo, o GEO foi pra cima. O artilheiro do campeonato Danrley começou a chamar a responsabilidade. Quase fez um gol de placa em um voleio que Cairo fez grande defesa e aos 16 minutos foi derrubado na área, não deixando dúvidas para o árbitro marcar pênalti. O atacante Elton que havia acabado de entrar no jogo foi para a cobrança e não desperdiçou. A resposta do Atibaia também veio em forma de gol. Aos 31 minutos, Mascote recebeu na área e só completou o cruzamento para o fundo das redes. Nos instantes finais, o time da casa chegou a chutar uma bola na trave, mas a partida terminou mesmo empatada em 1 a 1.

Quem vem crescendo na competição é o Desportivo Brasil. Ontem a tarde em Porto Feliz, o time recebeu o Rio Preto e não tomou conhecimento do Jacaré. Fez 4x0. O placar começou a ser construído quando Edson Pio cobrou uma falta e obrigou o goleiro Poti a mandar para escanteio. Na cobrança, o mesmo Pio colocou a bola na cabeça do goleiro Glauco que aproveitou o vacilo da zaga rio-pretense e fez 1x0. O Rio Preto pressionou com Édipo e Jonathas Obina, mas as conclusões não assustavam o goleiro Douglas. No segundo tempo, o Desportivo Brasil voltou com tudo. Aos 5 minutos, Talles de falta fez 2x0. A defesa do Rio Preto ainda se lamentava quando Edson Pio surgiu de surpresa pra fazer de cabeça o 3º gol do time da casa. A coisa poderia ser pior ainda se Marlon não tivesse desperdiçado um pênalti. Mas no final, Talles em uma bela conclusão, acertou o ângulo de Poti e deu números finais ao jogo. Lembrando que o Rio Preto está sem técnico desde a saída de Rodrigo Fonseca e um dos cotados para assumir o Jacaré é o ex -técnico do São Carlos Rafael Guanaes.

No jogo dos desesperados da rodada em Itapira, o praticamente rebaixado Mogi Mirim, puxou para lhe fazer companhia no fundo do poço a Matonense, após empatar o jogo em 2 a 2. A Matonense entrou no jogo com uma postura bastante ofensiva e partiu para o ataque, conseguindo abrir o placar aos 3 minutos de jogo, com gol marcado por Lucas. A partir daí, o Mogi Mirim se reorganizou e a partida deu uma equilibrada, mas a Matonense seguiu arriscando mais. A situação do Mogi, que já é difícil, se complicou aos 20 minutos, quando Miquéias foi às redes e fez o segundo do time de Matão. Nem deu tempo para lamentações. Thawan, dois minutos depois diminui o prejuízo para o Sapão.  A Matonense voltou melhor na etapa final e esteve mais próxima do terceiro gol do que o Mogi Mirim de conseguir um empate. Porem no último lance da partida, Americano fez o gol que evitou mais uma derrota do Mogi Mirim e praticamente abriu as portas do inferno da bezinha para a Matonense.

Quem também está no mesmo caminho de Matonense e Mogi Mirim é o Rio Branco. O tigre recebeu o Monte Azul no Décio Vitta em Americana, e mesmo com a vitória por 2x0, o risco de rebaixamento é enorme, pois está a 5 pontos de sair do Z6. No jogo de ontem, o Rio Branco foi pra cima do Monte Azul e pressionou muito o goleiro Caio, que ia se virando como podia. Até que aos 27 minutos, Alemão de cabeça furou o bloqueio visitante e fez o primeiro gol do Tigre. Ainda no primeiro tempo, Bruno Ceará do Monte Azul chutou e a zaga cortou. A bola caiu no pé de Ítalo do Rio Branco que puxou o contrataque em velocidade e fez um belo gol na saída de Caio. O jogo no segundo tempo foi só do Monte Azul. O time voltou decidido a buscar o empate, mas parava nas defesas de Diego Pato e posteriormente de Neto, que substituíra o goleiro titular após contusão. Mesmo com toda pressão visitante, o placar permaneceu inalterado.

Ali do lado, em Santa Bárbara D'Oeste, o União Barbarense que tenta respirar no Z6, vacilou e ficou no 0x0 com o Barretos. O União Barbarense entrou ligado no jogo e até demonstrou certa intensidade, mas teve bastante dificuldade na hora de realizar o último passe. O Barretos demorou para entrar no jogo, mas aos poucos começou a achar espaços e teve bons momentos. Apesar de também demonstrar limitações, mostrou mais recursos e criou mais oportunidades. Na etapa final, os dois times tiveram alguns lapsos no campo de ataque, mas no geral foi muito fraco tecnicamente. Ambos demonstraram cansaço e não conseguiram criar grandes chances de abrir o placar.

Em Rio Claro, o Velo levou um susto do fraco Manthiqueira, mas virou o jogo e voltou ao G8. Apesar da fraca campanha até aqui na competição, o Mantiqueira começou assustando e carimbou o travessão em cobrança de falta de Luciano Piti. Com mais posse de bola, o Velo Clube começou a levar perigo a Pedrão depois de trocar passes em velocidade. Depois de boa trama, Chuck bateu cruzado, mas parou em Pedrão. O Mantiqueira voltou para o segundo tempos surpreendendo e abriu o placar logo aos dois minutos. Em contra-ataque, Leonardo roubou a bola e lançou Pedrinho em velocidade. De frente para o gol, o atacante teve sangue frio para tocar na saída de André e abrir o placar. Apesar das tentativas até afobadas, o Velo empatou aos oito minutos. Depois de cobrança de escanteio de Luiz Henrique, Lucas Oliveira testou firme para deixar tudo igual. Sofrendo para segurar os contra-ataques do Mantiqueira, o Velo Clube conseguiu o gol da virada no apagar das luzes com Luiz Henrique. Jogando mais perto da meta adversária depois das mudanças do técnico Cleber Gaúcho, ele aproveitou jogada de velocidade de Chuck e virou o marcador. Final Velo Clube 2x1 Manthiqueira.

Em São Bernardo do Campo, o EC São Bernardo pois fim a série invicta do técnico Luiz Muller frente ao São Carlos. O gol foi marcado apenas no segundo tempo. Após batida de falta em velocidade, Lucas Gomes aproveitou o já costumeiro sono da zaga do São Carlos e ao receber livre dentro da área, com categoria fez o gol do "Cachorrão". E como o campeonato é muito dinâmico, o São Carlos deixa uma série de 6 jogos sem derrota e passa para uma de 4 jogos sem vitória. A última vitória do time, foi diante do Olímpia na quarta-feira de cinzas. Curiosamente, no ano passado, após a vitória contra o mesmo Olímpia, o time começou a patinar e não venceu mais, perdendo uma classificação certa. Neste ano, as coisas estão mais difíceis ainda. Para piorar, após a derrota de ontem o time deixou o G8.

Na Arena Capivari, Capivariano e Marilia fizeram um jogão. Melhor para o time da casa que venceu por 3x2 e de quebra derrubou Ferreirão no MAC. O jogo começou com chutes de fora da área, com uma leve vantagem para o Marília. Porém, aos 25 minutos, após equilibrar a partida, Rodrigo Sabiá fez 1 a 0 para o time da casa. Depois de perder duas chances para marcar, Thiago Santos não desperdiçou e, na saída do goleiro, deixou tudo igual. Matheus, aos 38 minutos, tocou para o gol e contou com a ajuda do goleiro do Azulão, que falhou e permitiu o 2 a 1. No último lance, o time da casa poderia ter feito o terceiro, mas Sabiá perdeu boa oportunidade. O segundo tempo começou morno, com o MAC arriscando mais, como era de se esperar. O "terceiro" goleiro Christofer do Capivariano ia se tornando o destaque do jogo e quando parecia que o MAC furaria o bloqueio, Bill recebeu passe de Eltinho e não bobeou. Fez 3x1 para os donos da casa. Christofer, ainda parou Du Gaia por duas vezes, uma delas cometendo pênalti. Na cobrança, Anderson Lee diminuiu, mas já era tarde. Final Capivariano 3x2 Marilia.

E pra fechar a rodada, o jogo que deu a Portuguesa Santista a liderança isolada. No estádio Ulrico Mursa, a Briosa recebeu o Noroeste, já sabendo do empate entre Atibaia e Grêmio Osasco. A Lusa começou impondo seu ritmo e pressionando pelos dois lados do ataque. O Norusca ficou recuado e jogando por uma bola. Wendel e Anderson Magrão concluíram contra o gol de Ferreira antes dos cinco minutos. Assim, o gol da Briosa não demorou a sair. Aos 15, o lateral Rômulo passou como quis por Alex Silva e tocou para trás. Leo Gonçalves mandou forte e sem chance para o goleiro Ferreira: 1 a 0. O Norusca "acordou" para o jogo só depois dos 25. Teve um chute despretensioso de Alex Silva aos 27, outro lance com Wellington aos 30 e outro com Gimbre aos 32. Ainda perdeu uma, aos 35, com Leandro Oliveira de cabeça, além de Gilson, aos 36. No finalzinho, Rômulo fez uma grande jogada e por muito pouco não marcou o segundo. O jogo mudou no segundo tempo e ficou mais aberto. O Norusca saiu mais para o jogo, buscando a igualdade, enquanto a Briosa continuou levando perigo e criando boas chances para ampliar. No finalzinho, depois de uma jogada de efeito de Carlos Alberto que irritou os visitantes, o tempo fechou no Ulrico Mursa, e a arbitragem teve de expulsar três jogadores: André Rocha e Wellington, do Norusca, e Carlos Alberto, da Briosa. O jogo terminou com a vitória da Briosa mesmo, por 1 a 0. (Ednelson Simonetti, colaborador)

Leia Também

Últimas Notícias