quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

Zico e Zeca são homenageados no Moda de Viola

Nesta segunda-feria, faz dois anos do falecimento de Zeca, o irmão mais novo; vídeo está disponível no youtube

28 Set 2015 - 07h28
Além de dados biográficos e musicais de Zico e Zeca, há vídeos da dupla cantando várias músicas. Foto: Divulgação - Além de dados biográficos e musicais de Zico e Zeca, há vídeos da dupla cantando várias músicas. Foto: Divulgação -

A TV Educativa de São Carlos, através de um especial do programa Moda de Viola, prestou uma homenagem à dupla caipira Zico e Zeca, disponível no youtube (pesquisar: TVE Zico e Zeca - é o primeiro resultado que aparece).

Além de dados biográficos e musicais de Zico e Zeca, há vídeos da dupla cantando as músicas Folha Seca, Ilusão de Uma Vida, A Enxada e a Caneta, João Ninguém, Livro da Mente, e Dona Felicidade, mais a declamação de letra da música Fazenda São Francisco, por José Angelo, o apresentador do programa.

Quatro irmãos formaram duas das principais duplas caipiras pioneiras: Zico e Zeca, e Liu e Léu.  Os quatro que são primos de Vieira e Vierinha. Os seis, mais o Abel, da dupla Abel e Caim, os sete são todos eles nascidos na pequena itajobi, com cerca de 15 mil habitantes, situada a 22 km de Catanduva. Itajobi que na língua tupi significa "pedra preciosa". De fato, o precioso berço de tantos excepcionais violeiros.

Zico e Zeca começaram a cantar em dupla em 1948, com o nome de Os Filhos de Itajobi e 4 anos depois já estavam no rádio em São Paulo, quando um programa lançou um concurso para escolher o nome artístico da dupla. Das inúmeras cartas recebidas, o nome Zico e Zeca foi o vencedor. Os primeiros discos foram gravados em 1954, os famosos 78 rotações com duas músicas apenas. Com o sucesso que alcançaram, passaram a ser conhecidos como "os violeiros que trazem na voz a alma do sertão".

Antonio Bernardo da Costa, o Zico, o mais velho dos dois, nasceu em 4/1/1931, e faleceu em 2007, com 76 anos. Domingos Paulino da Costa, o Zeca, nasceu em 12/9/1932, e faleceu aos 81 anos de idade, em 28/09/2013. 

Leia Também

Últimas Notícias