terça, 16 de abril de 2024
Atividade gratuita

Visita monitorada ao Cerrado celebra Dia Mundial do Planeta Terra

25 Abr 2019 - 07h04Por Redação
Visita monitorada ao Cerrado celebra Dia Mundial do Planeta Terra - Crédito: Trilha da Natureza/UFSCar Crédito: Trilha da Natureza/UFSCar

Neste sábado, 27, o projeto "Visitas Orientadas à Trilha da Natureza" da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) irá promover mais uma visita monitorada ao Cerrado que faz parte do campus sede da Universidade. O foco da atividade será o Dia Mundial do Planeta Terra, comemorado em 22 de abril.

Segundo Regina Yabe, educadora ambiental e integrante do projeto, a visita é uma oportunidade "para refletir sobre os cuidados que temos que ter com a 'mãe Terra', para que ela continue sua jornada fascinante ao redor do Sol, garantido a sobrevivência de todos os seres que aqui habitam".

Ela explica que, há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Planeta Terra iniciou sua jornada ao redor do Sol, numa "ciranda" que propiciou o surgimento de toda a vida existente. "Assim, a esfera da vida se formou, por meio da conexão de todos os ambientes e organismos da Terra. Todas essas partes estão interligadas através da energia e dos nutrientes, levados pelos ventos, pelas águas e pelo vai e vem dos seres que aqui habitam. Tudo que é externo à esfera da vida é a luz do Sol, que atinge a superfície da Terra, e a escuridão fria do espaço". Dessa forma, continua ela, "temos todos os materiais e nutrientes necessários, mas os nossos rejeitos não têm nenhum lugar para ir e, assim, devem ser reciclados dentro da esfera da vida", analisa a educadora ambiental. Nesse contexto, as visitas guiadas ao fragmento do Cerrado da UFSCar também são uma forma de aproximar a comunidade das questões relacionadas à importância da conservação das áreas naturais para o futuro da Terra.

O local de encontro será no Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), junto ao Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, às 15 horas. A atividade, com duração aproximada de duas horas e meia, é gratuita e aberta ao público. Para participar é preciso estar de sapatos fechados e calças compridas. Recomenda-se também o uso de chapéu, protetor solar e levar água. Há 40 vagas disponíveis, a serem preenchidas por ordem de inscrição, pelo e-mail trilhadanatureza@gmail.com. Outras informações e orientações podem ser obtidas pelo e-mail de inscrição ou pelo telefone (16) 3306-6462.

Leia Também

Últimas Notícias