Menu
domingo, 17 de outubro de 2021
Exposição digital “Mário por Você”

Um convite para livre criação de arte inspirada em Mário de Andrade

O Instituto Mário de Andrade (IMA) e o Projeto Contribuinte da Cultura convidam artistas plásticos, profissionais e amadores, para desenhar, pintar, bordar, colar, fotografar e criar quaisquer imagens ou peças inspiradas no escritor modernista

20 Set 2021 - 07h47Por Redação
IMA e Projeto Contribuinte da Cultura abrem inscrições até 4.10 para exposição digital “Mário por Você”: um convite para livre criação de arte inspirada em Mário de Andrade - Crédito: DivulgaçãoIMA e Projeto Contribuinte da Cultura abrem inscrições até 4.10 para exposição digital “Mário por Você”: um convite para livre criação de arte inspirada em Mário de Andrade - Crédito: Divulgação

No dia 9 de outubro, data comemorativa dos 128 anos do nascimento de Mário de Andrade, o Instituto Mário de Andrade (IMA), entidade sem fins lucrativos criada para fazer a gestão administrativa e operacional do Projeto Contribuinte da Cultura em São Carlos, quer estimular a inventividade de todos os que se sentirem inspirados pela obra e pelo legado desse importante articulador cultural.

Referência no mundo artístico, intelectual, acadêmico, musical e, muito especialmente, na gestão cultural, Mário de Andrade é um dos mais importantes nomes no cenário cultural brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922, que terá as comemorações de seu centenário no início do próximo ano com uma programação especial que já começou a ser preparada pelo Projeto Contribuinte da Cultura.

Fátima Camargo, presidente do IMA, destacou que além de divulgar o trabalho de artistas locais, o objetivo da exposição “Mário por Você” é homenagear  esse importante personagem de nossa cultura e trazer à tona a importância de seu legado como entusiasta e articulador em prol da arte brasileira. “Além de ser uma figura central do modernismo brasileiro, Mário de Andrade era um amigo querido e respeitado no meio artístico, o que lhe rendeu várias homenagens. Ele é um dos modernistas que mais inspirou outros artistas. Há obras de Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, entre outros, mostrando o escritor”.

Inscrições até 4.10

Podem participar artistas plásticos profissionais e amadores de todas as idades, estudantes de artes, pintores, desenhistas e interessados em geral, produzindo obras em livre criação, como desenhar, pintar, bordar, colar e fotografar, inspiradas em Mário de Andrade.

Os interessados podem encontrar todas as informações e fazer as inscrições pelo link https://forms.gle/s4v1nBwyFGTHmbZt5, até o dia 4 de outubro de 2021.

Posteriormente, as obras inscritas serão fotografadas e reunidas em uma exposição digital, que ficará disponível no site do IMA (institutomariodeandrade.org.br) e do Projeto Contribuinte da Cultura (contribuintedacultura.com.br) e divulgadas nas redes sociais.

Sobre o IMA / Projeto Contribuinte da Cultura

O Instituto Mário de Andrade (IMA) em São Carlos, SP, é uma entidade sem fins lucrativos criada em agosto de 2021 para cumprir a função de gestora do Projeto Contribuinte da Cultura, que desde 1999 atuava como Projeto de Extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Com mais de 20 anos de atividades, até antes da pandemia, o Contribuinte da Cultura realizou em média um evento por semana. Entre suas realizações está o Festival de Música Instrumental ChorandoSemParar, realizado em São Carlos e aclamado pela crítica especializada como o maior encontro de instrumentistas brasileiros e estrangeiros em homenagem ao Choro Brasileiro e gêneros afins. Na área de arte educação, o Contribuinte da Cultura já atingiu cerca de 10 mil crianças de escolas públicas.

Saiba mais sobre o Projeto em www.contribuintedacultura.com.br.

SERVIÇO

Exposição digital “Mário por Você”

Um convite para livre criação de arte inspirada em Mário de Andrade

Inscrições: até 4 de outubro de 2021 pelo link https://forms.gle/s4v1nBwyFGTHmbZt5

Realização: Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura, São Carlos, SP

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias