quinta, 28 de março de 2024
Entretenimento

UFSCar promove Circo da Ciência com observações astronômicas, experimentos e atividades culturais

15 Abr 2016 - 13h01
UFSCar promove Circo da Ciência para alunos dos ensinos Médio e Fundamental. Foto: Enzo Kuratomi/CCS - UFSCar promove Circo da Ciência para alunos dos ensinos Médio e Fundamental. Foto: Enzo Kuratomi/CCS -

De 9 a 11 de maio, o Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica e diversos Programas de Educação Tutorial (PETs) da Universidade, promove a 13ª edição do Circo da Ciência. O evento objetiva divulgar a ciência de maneira acessível. Para isso, conta com observações astronômicas, atividades culturais e experimentos nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia. Neste ano, além de receber alunos do Ensino Médio, o evento é aberto aos estudantes do Ensino Fundamental e demais interessados. O intuito é despertar nas crianças o interesse pela ciência e fomentar sua curiosidade, bem como apresentar a Universidade ao público.

Ao longo dos dias, o Circo da Ciência conta com atividades para que as crianças possam interagir entre si e com os materiais disponibilizados. Haverá experimentos de superfícies, eletricidades, magnetismo e fusão de vidros; conscientizações em relação à natureza; shows de Química e Física; exposição de ciência e arte em vidro; dentre outras. As observações astronômicas acontecem entre 8 e 15 horas, com picos às 12 horas.

O evento também exibirá a peça teatral "Sai, zika", realizada pelo Núcleo Ouroboros no âmbito da Campanha "UFSCar contra Aedes". A peça é exibida em dias e horários alternados: dia 9 de maio, a partir das 14 horas; dia 10 de maio, às 8 e às 14 horas; e, no dia 11, às 8 horas. As demais atividades do Circo da Ciência acontecem nos dias 9 e 10 de maio, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas; e no dia 11 de maio, das 8 às 11 horas.

Para Karina Omuro Lupetti, diretora do Ouroboros, as expectativas para o evento são boas, especialmente pela abrangência de público neste ano. "Com a inserção de crianças também do Ensino Fundamental, o Circo da Ciência pretende mostrar experimentos curiosos e promover o compartilhamento de informações entre elas. Também haverá a participação de estudantes de escolas públicas de locais mais periféricos da cidade, dando a chance de terem contato próximo com a ciência, algo que muitas vezes eles não têm tanto acesso. Também é uma forma de colocarmos a UFSCar à disposição destes futuros universitários, mostrando o que podemos oferecer", completa.

O evento é gratuito e os interessados em participar devem realizar inscrição prévia com envio de email para circodaciencia2016@gmail.com. Para turmas de escolas, a inscrição também é feita pelo mesmo email - neste caso, deve-se enviar a quantidade de alunos participantes e em quais períodos há interesse, tendo em vista que há o limite de 300 alunos por período. As atividades serão monitoradas e acontecem na Praça da Ciência e em seu entorno - em áreas como Observatório Astronômico, Núcleo de Formação de Professores (NFP), prédio da Petrobras e Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) -, localizados na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas por este email, circodaciencia2016@gmail.com, ou pelo telefone (16) 3351-8059. Mais informações podem ser conferidas em breve na página do Facebook do Núcleo Ouroboros, em facebook.com/ouroborosusfcar.

Leia Também

Últimas Notícias