quarta, 24 de abril de 2024
Entretenimento

UFSCar inaugura ponto de bookcrossing que promove compartilhamento de livro sem nenhum custo

01 Abr 2016 - 13h25Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Incentivar a leitura por meio do compartilhamento de livros sem custo algum é a proposta da prática chamada de bookcrossing. O conceito e a prática são mundiais, e a Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) trouxe a ideia para a Instituição e inaugura hoje, dia 30 de março, um ponto de bookcrossing no Campus São Carlos para que as pessoas possam oferecer livros que não estão usando para que outras possam lê-los. "Pegue seu livro esquecido na sua casa e o coloque na UEIM para que outras pessoas o encontrem e levem para casa e depois façam a mesma coisa, deixando o livro livre, sem dono, viajando de pessoa para pessoa", diz Ricardo Biscalchin, bibliotecário da UEIM.

A prática de bookcrossing foi inaugurada em 2001 pelos americanos Ron Hornbaker, Ron, Kaori, Bruce e Heather Pedersen. A ideia é ser uma biblioteca mundial, uma rede social inteligente e ativa. BookCrossing é o ato de dar a um livro uma identidade única e, conforme o livro é passado de leitor a leitor, ele pode ser rastreado e assim unir seus leitores. Existem atualmente 1.588.873 BookCrossers e 11.381.372 livros viajando por 132 países.

Ricardo explica que o bom de ter um ponto como a UEIM é ter um local para deixar os livros. "O projeto possui um website em que pode-se tirar todas e quaisquer dúvidas sobre como deixar seus livros livres, além de ter a vantagem de você cadastrá-los no próprio site, dando uma espécie de RG para eles, assim, quando alguém encontrá-lo você saberá onde ele está! É bem estimulante!", exclama Ricardo.

Mais informações sobre o bookcrossing podem ser obtidos pelo site www.bookcrossing.com.br. "Separem seus livros esquecidos na sua casa para deixá-los livres no projeto. O que pode estar pegando poeira na sua casa será capaz de abrir horizontes para outras pessoas. Pense nisto e vamos juntos fazer um país com mais leitores ativos!", finaliza Ricardo.

O ponto de bookcrossing da UFSCar fica na UEIM, instalada no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos. Mais esclarecimentos pelo telefone (16) 3351-9609.

Leia Também

Últimas Notícias