Menu
segunda, 25 de outubro de 2021
Espaço destinado ao debate

UFSCar e USP São Carlos promovem encontros culturais abertos ao público

Serão abordados temas como danças negras; políticas culturais; cultura e mercado; culturas indígenas; culturas à margem; entre outros

04 Out 2021 - 07h26Por Redação
UFSCar e USP São Carlos promovem encontros culturais abertos ao público -

A Coordenadoria de Cultura (CCult) - Gestão #SomosCultura da ProEx UFSCar e o Centro Cultural USP São Carlos lançam, neste mês de outubro, o projeto Diálogos de Cultura, a partir de uma série de encontros que promoverão um espaço destinado ao debate, democrático e plural, na perspectiva de colaborar com a construção de políticas culturais para as universidades públicas. Para esta primeira etapa, foram convidados o Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) do campus São Carlos, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSCar e outros coletivos parceiros e apoiadores para integrarem a equipe de realização do projeto.

Para o lançamento, serão oferecidas diversas atividades, no formato de webinários, relatos de experiências, aulas e mesas, organizadas em três semanas, no período de 4 a 22 de outubro. Os encontros serão transmitidos pela Internet e contam com participações especiais da comunidade externa e interna da USP, UFSCar e parceiros culturais. As inscrições podem ser feitas pelo formulário https://bit.ly/3uqGosy. Para cada atividade, haverá emissão de certificado aos participantes.

O intuito dessas ações é ressaltar o papel da universidade pública como promotora e produtora de cultura, compartilhando com a sociedade os espaços de desenvolvimento e ampliação criados em seu âmbito e em seu entorno. "A área de cultura proporciona ligações e rupturas, elos de convivência e interações e desafia a sobrevivência, já que lida com a amplitude, a pluralidade e a diversidade em suas especificidades e em suas interfaces, e é nesse sentido que nos juntamos", relatam os organizadores do Diálogos de Cultura.

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES

Na primeira semana (entre 4 e 8/10), o tema abordado é "Somos Cultura: a afirmação como ética" (https://bit.ly/3kUYnEE) e abarca política cultural nas instituições públicas de Ensino Superior, sensibilização musical, divulgação científica e cultural, danças negras e culturas indígenas.

A segunda semana (entre 13 e 15/10) (https://bit.ly/3EZxUOd), intitulada "Somos cultura? Interrogações possíveis e (im)prováveis - ampliando espaços e resistindo", apresenta atividades sobre grandes eventos culturais, cultura e mercado, todos relacionados à universidade.

A terceira semana (entre 18 e 22/10) aborda a temática "Somos cultura! A expressão das pluralidades e dos horizontes para esperançar" (https://bit.ly/3zUE7r0) e conta com atividades sobre inclusão e permanência, culturas à margem, formação de público na cultura, além de ações voltadas a crianças de várias faixas etárias (nos dias 5 e 19/10) e a pessoas com mais de 60 anos (no dia 21/10).

Confira a programação completa, incluindo temas, horários e participantes, no site da ProEx (www.proex.ufscar.br) e do Centro Cultural da USP São Carlos (http://cultura.sc.usp.br)

MAIS INFORMAÇÕES

As informações atualizadas sobre o Diálogos de Cultura podem ser consultadas nas redes da CCult/UFSCar (Instagram: @cultura_UFSCar e Facebook: fb.com/coordenadoriadecultura.ccult); do CC/USP (Instagram: @centrocultural.sc.usp e Facebook: fb.com/centrocultural.sc.usp); e também do TUSP (Instagram: @tuspdesanca e Facebook: fb.com/tuspdesaocarlos). Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails cultura@ufscar.br e cultura@sc.usp.br.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias