sexta, 29 de março de 2024
Entretenimento

UFSCar disponibiliza programas de rádio O céu do Brasil em novo site

23 Ago 2016 - 05h59Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Com o intuito de tornar disponíveis os 30 programas de rádio "O céu do Brasil", a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lança o site O Céu do Brasil - Astronomia no Rádio. O portal, desenvolvido por Eduardo Martins e Tárcio Fabrício, do Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) sob a coordenação de Paulo Bretones, docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar, objetiva resgatar os documentos e permitir seu uso como recursos para ensino e divulgação de astronomia junto ao público em geral, professores e estudantes.

As atrações do programa foram produzidas pelo Projeto Minerva, da Rádio MEC, e transmitidas entre novembro de 1978 e junho de 1979. Os roteiros foram escritos pelo astrônomo Ronaldo Mourão e gravados com a locução do jornalista Eliakim Araújo e outros locutores não identificados. "Esta série de programas teve o pioneirismo ao tratar de uma variedade de temas de Astronomia divulgada pelo rádio. Em 2010, recebemos na UFSCar as 12 fitas cassete com as gravações dos programas que, em seguida foram digitalizadas por Pedro Dolosic, técnico-administrativo do Departamento e Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar", conta Bretones.

No ano seguinte, foi gravada uma entrevista com o próprio Ronaldo Mourão, no Rio de Janeiro. "O intuito foi estudar o contexto da época da produção dos programas e obter cópias dos roteiros produzidos. Após contatos com a Rádio MEC e com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), responsável pelo acervo e autorização para uso e disponibilização dos áudios em site da Internet, a cessão foi autorizada em dezembro de 2015", relata Bretones.

Segundo o docente, mesmo após quase 40 anos da produção, os conteúdos dos programas "O céu do Brasil" ainda são atuais e podem colaborar com estudos e ações na área de divulgação científica, em particular, pelo rádio. As atrações contam com textos, músicas, poemas e histórias que inspiram seus ouvintes a observar o céu. Todos os programas podem ser acessados em www.oceudobrasil.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias