quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

TVE São Carlos presta tributo a Chico Rey

15 Mar 2016 - 05h52
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O programa Moda de Viola, da TV Educativa de São Carlos (canal 12 da Net ou 48 em UHF), vai ao ar toda quinta-feira, das 19h20 às 19h50. A edição desta semana, 17, apresenta um tributo a Chico Rey, falecido em 26/02/2016. No programa, dados biográficos de Chico Rey e Paraná Reis e vídeos da dupla cantando as músicas: Quem Será Seu Outro Amor, Meu Próprio Destino, Espinho na Cama, Encanto e Magia, Aurora do Mundo, Último Adeus, Saco de Ouro, e Canarinho Prisioneiro. E também a declamação da letra de Velha Porteira, por José Angelo, o apresentador do programa.

Francisco Aparecido Gomes, o Chico Rey, nasceu em 9/11/1953, e José Claudio Gomes, o Paraná, em 28/01/1956, na mesma cidade de Arapongas. Mas passaram a infância em Ivaiporã, também no interior do Paraná.

Chico Rey e Paraná começaram a cantar com apenas 8 e 6 anos, por influência do pai que tocava sertaneja no violão e também era seresteiro. Na adolescência, foram para Londrina, para tentar a carreira artística.

Chico Rey mudou-se para Brasília para prestar o serviço militar, depois seguido pelo irmão. E acabaram ficando em Brasília, onde fizeram sua carreira profissional.

Na segunda metade da década de 70, Chico Rey e Paraná cantavam na Rádio Alvorada de Brasília e faziam shows, usando o nome artístico de Devanil e Denival, depois mudado pelo empresário da dupla, Clayton Aguiar. Ele mesmo que é o autor da biografia Chico Rey e Paraná - Eu Vivi Essa História, lançada em 2011.

O primeiro LP foi gravado em 1981. Mas o primeiro sucesso da dupla só aconteceu em 1987, com a música Quem Será Seu Outro Amor, do quinto LP, que rendeu o primeiro disco de ouro a Chico Rey e Paraná. O maior sucesso deles foi a música Canarinho Prisioneiro, gravado em 1995, no nono disco.

Chico Rey, o de óculos na foto, lutava contra problema renais decorrentes da diabete havia alguns anos. Veio a falecer aos 62 anos de idade, quando a dupla comemorava 35 anos de carreira. Foram 20 LPs e CDs, e mais dois DVDs. O último álbum, o CD Minha Inspiração, estava pronto mas ainda não lançado, quando da morte de Chico Rey.

O saudoso Chico Rey fazia uma segunda voz das melhores, numa combinação perfeita com a primeira voz aguda do seu irmão Paraná.

Leia Também

Últimas Notícias