quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

TVE São Carlos homenageia a dupla Pena Branca e Xavantinho

03 Ago 2016 - 08h56
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Nesta quinta-feira, 4, o programa Moda de Viola, da TVE São Carlos, apresenta o Especial Pena Branca e Xavantinho, dupla sertaneja que recebeu duas vezes o Prêmio Sharp de melhor disco e duas vezes de melhor dupla.

O programa Moda de Viola, da TV Educativa de São Carlos (canal 12 da Net ou 48 em UHF), vai ao ar toda quinta-feira, das 19h20 às 19h50. A edição desta semana apresenta o Especial Pena Branca e Xavantinho - vídeo já disponível no youtube (pesquisar: TVE São Carlos Pena Branca e Xavantinho - é o primeiro resultado que aparece).

Além de dados biográficos de Pena Branca e Xavantinho, tem vídeos da dupla cantando as músicas: Boiadeiro do Norte, Casinha de Aço, Cuitelinho, Velha Morada, O Cio da Terra, Cálix Bento, Memória de Carreiro, Triste Berrante, e Rancho Triste. E ainda a declamação da letra de Tristeza do Jeca, por José Angelo, o apresentador do programa.

José Ramiro Sobrinho, o violeiro Pena Branca, nasceu em 4/09/1939, em Igarapava, no norte de São Paulo, junto à divisa com o sul de Minas Gerais. Ranulfo Ramiro, o Xavantinho, a primeira voz da dupla, nasceu em 26/12/1942, na zona rural de Uberlândia.

A dupla cantou em rádio pela primeira vez em 1958, em Uberlândia. No início da carreira, teve vários outros nomes: José e Ranulfo, Peroba e Jatobá, Barcelo e Barcelinho, Trio Pena Branca (com um sanfoneiro), e Xavante e Xavantinho.

Já em São Paulo, depois de participarem dum festival de rádio, em 1970, é que adotaram o nome definitivo: Pena Branca e  Xavantinho. Dez anos depois, no Festival MPB Shell, no Rio de Janeiro, classificaram-se para as finais. Foi nesse ano, 1980, que saiu o primeiro LP da dupla. Nele, a música O Cio da Terra, indicando o gosto paralelo da dupla pela MPB. Depois gravaria músicas de Lupicínio, Caetano, Gil e outros.

A dupla gravou 12 LPs e CDs, mais seis discos de compilações. Xavantinho, o mais novo, faleceu em 1999, com 56 anos de idade.

Em carreira solo, Pena Branca gravou cinco CDs. Com o primeiro, ganhou o Grammy Latino, em 2001. Em outro homenageou o parceiro, cantando somente composições de Xavantinho. Pena Branca faleceu em 2010, com 70 anos de idade.

Leia Também

Últimas Notícias