sexta, 29 de março de 2024
Entretenimento

TVE São Carlos homenageia a dupla caipira Abel e Caim

26 Abr 2016 - 05h45
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Nesta quarta-feira, 27, seria aniversário de 87 anos do saudoso cantor caipira Abel, da dupla Abel e Caim

A TV Educativa de São Carlos, através de um especial do programa Moda de Viola, prestou uma homenagem à Abel e Caim, uma das melhores duplas das antigas; vídeo disponível no youtube - pesquisar: TVE São Carlos Abel e Caim (é o primeiro resultado que aparece).

Além de dados biográficos e musicais de Abel e Caim, tem vídeos da dupla cantando as músicas: O Barco, Velho Peão, Rei do Gado, O Menino e o Cachorro, Natureza, e Orquestra da Natureza. Tem ainda a declamação por José Angelo, o apresentador do programa, da letra de O Mineiro e o Italiano, além de uma entrevista exclusiva com o Caim.  

José Vieira, o Abel, nasceu em 27/04/1929, em Itajobi, a mesma cidade natal dos quatro irmãos Liu, Léu, Zico e Zeca. Sebastião da Silva, o Caim, nasceu em Monte Azul Paulista 20/01/1944.

Os primos José e Sebastião formaram a dupla em São Paulo, em 1967. Esse nome forte, o nome bíblico Abel e Caim, foi sugerido por Jacó, da dupla Jacó e Jacozinho.

Abel e Caim começaram de uma maneira grandiosa, vencendo um festival da TV Cultura, organizado por Geraldo Meirelles, com cerca de 1.200 duplas inscritas. Como prêmio, ganharam a gravação do seu primeiro LP, em 1967, intitulado A Dupla Revelação da Cidade Sertaneja.

Em outro festival, o da Rádio Nacional, hoje Rádio Globo, Abel e Caim ficaram em terceiro lugar, com a música Natureza.

Abel e Caim gravaram cerca de 40 discos, em mais de 40 anos de carreira, interrompida com a morte de Abel, em 2011, com 81 anos de idade. Atualmente, Caim faz show na companhia dos jovens Gláucio e Cristiano, com o nome de Caim e Amigos.

Leia Também

Últimas Notícias