quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

TUSP promove oficina e apresenta espetáculos

14 Mai 2013 - 12h18
0 - 0 -

De 15 a 19 de maio, o Teatro da USP (TUSP), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, promoverá o IX Circuito TUSP de Teatro: Teatro Sem Pausa. Nos dias 15 e 16 acontecerá oficina, das 19h às 23 horas, e de 17 a 19 serão apresentados espetáculos, às 20 horas.

O Circuito

O evento é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas na Universidade de São Paulo e conta com a parceria de outros espaços públicos do interior do Estado, como os Teatros Municipais e as seções de atividades culturais dos Campi.

Desde 2008, o Circuito oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo. Nesta nona edição o evento será realizado nas cidades de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos com apresentações gratuitas.

A intenção é criar um espaço intenso de contato com uma produção teatral de qualidade, propiciando um lugar de encontro e fervor artístico, gerando debates e evidenciando a formação teatral. Em síntese, à luz dos espetáculos escolhidos para este semestre, o objetivo é lançar ao espectador provocações estéticas que partem do conceito de cultura, tão amplamente estudado nos mais diversos campos de pesquisa. Os três espetáculos tocam aspectos desse universo, abrangendo os costumes, a mitologia, as artes, a indústria cultural, a sociedade de consumo.

O Workshop

O IX Circuito TUSP de Teatro contará ainda com a oficina Composição Teatral: O corpo em cena, ministrada pelo Grupo 59 de Teatro, nos dias 15 e 16, das 19 às 23 horas. Os interessados devem enviar currículo resumido e carta de interesse pelo e-mail: tuspdesaocarlos@gmail.com impreterivelmente até o dia 13. A divulgação dos selecionados será feita dia 14, a partir das 14 horas pelo blog do tusp: http://tuspdesaocarlos.blogspot.com.br.

Esta oficina tem como objetivo compartilhar procedimentos de composição teatral a partir da expressão corporal, do estudo do movimento, da dança e do teatro físico. Serão abordados aspectos como aquecimento, alongamento, dilatação corporal, partituras físicas, dinâmicas rítmicas e espaciais e construção de pequenas narrativas sem o uso de palavras.

Público-alvo: interessados em teatro a partir de 16 anos.

Vagas: 20

Sobre o grupo

O Grupo 59 de Teatro é formado por 14 atores formados pela Escola de Arte Dramática - EAD/USP - e tem como foco de trabalho a criação coletiva, o aperfeiçoamento técnico do ator e a musicalidade na cena. Atualmente mantêm em repertório os espetáculos "Mockinpó - Estudo sobre um homem comum", dirigido por Cláudia Schapira, e "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", dirigido por Cristiane Paoli Quito e que fez parte do Circuito Tusp 2010.

Programação de espetáculos:

Sexta-feira, dia 17 - 20 horas

Odisseia

Grupo Estudio da Cena

Sinopse: uma versão contemporânea da famosa saga de Odisseu, herói que venceu a guerra de Tróia, enfatizando sua perplexidade ao voltar para Ítaca, sua terra natal.

O Estúdio da Cena foi criado para aprofundar, fora do ambiente acadêmico, o vasto trabalho de pesquisa artística desenvolvido pela Escola Superior de Artes Célia Helena - ESCH. Em sua primeira montagem associa-se a artistas que fazem parte de seu corpo docente, atores em formação ou recém-formados pela escola, com produção da L. C. Produções Artísticas, capitaneada pela atriz e diretora da ESCH, Lígia Cortez. A ficha técnica de Odisseia conta ainda com outros importantes nomes do teatro brasileiro, também professores da ESCH, como Ulisses Cohn (cenógrafo) e Atilio Beline Vaz (figurinista). A produção conta com patrocínio dos Correios, copatrocínio do Grupo Marquise e apoio da lei de incentivo fiscal federal - Rouanet. Duração 120 minutos. Classificação 12 anos.

Sábado, dia 18 - 20 horas

Paraíso em Pedaços

Sinopse: é baseado no mito do Andrógino e na longa jornada em busca da essência e da outra metade. Uma história fantástica e de aventura. Um convite à reflexão sobre as relações modernas, a violência, o consumismo, a devastação de costumes e recursos naturais do planeta. Inspirado nas infinitas iconografias de uma terra chamada Brasil. Espetáculo adulto de teatro visual com direção internacional de Idit Herman - Clipa Theater/ Israel. Coletivo C.E.P. O +C.E.P+ foi criado na intenção de investigar os limites e convergências entre arquitetura, design, música, dança, teatro físico e visual. Com uma plataforma que une artistas de diferentes segmentos investiga formas inovadoras de apresentar a linguagem da performance, promovendo cooperações nacionais e internacionais para a criação de cada novo espetáculo. Atualmente conta com a colaboração de artistas dos seguintes países: Brasil, Suíça, Israel, Finlândia, Austrália e Argentina. Duração 1h20 minutos. Classificação 12 anos.

Domingo, dia 19 - 20 horas

Matheus 10

Grupo Tablado de Arruar

Sinopse: Otávio é um pastor em ascensão que entra em crise com sua atividade, quando se apega de forma quase obsessiva a uma passagem da Bíblia em que Jesus renega sua família, mãe e irmãos, em função dos seus seguidores e discípulos. A partir de então, Otávio passa a desenvolver e a pregar uma nova doutrina. O desejo obsessivo de negar o conhecido em função do novo, a qualquer custo, o leva à beira da loucura. Para instaurar uma nova ordem ele precisa de um fato que mude os rumos da sua vida e é a partir dessa atitude que a trama se desenrola. Tablado de Arruar O Tablado de Arruar surgiu em 2001 e, inicialmente, tinha o objetivo de trabalhar com teatro de rua para se aproximar do tema que mais interessava aos integrantes: a metrópole e suas contradições. Durante seis anos de trabalho intenso o grupo criou três espetáculos e apresentou-se em diversos espaços e cidades, mas, sobretudo, no centro de São Paulo. Decorrente dessas pesquisas surgiu a necessidade de se dirigir para a sala, no intuito de esmiuçar assuntos que a rua não permitia tratar, pelas suas características próprias, e principalmente para colocar o próprio fazer artístico em questão, num caminho mais autocrítico. Foi contemplado quatro vezes pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, além de ter sido apoiado pelos principais prêmios nacionais, tais como o FUNARTE Myriam Muniz, a Caravana Petrobrás-FUNARTE, o Proac, entre outros. Lotação máxima: 50 lugares. Duração 60 minutos. Classificação 12 anos.

As atividades são gratuitas. Realização: Tusp - Teatro da USP - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Apoio: Prefeitura de São Carlos e Restaurante Trem Bão.

Os eventos acontecerão no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, que fica na Rua 7 de setembro, 1735, Centro - São Carlos.

Mais informações:
Blog: http://tuspdesaocarlos.blogspot.com
Facebook: Tusp de Sanca

 

Leia Também

Últimas Notícias