sexta, 19 de abril de 2024
Entretenimento

Trupe de palhaços faz 4 apresentações gratuitas de peça sobre saúde mental em São Carlos

“Três pratos de trigo para três palhaces tristes” da Trupe Tópatu debate temas como cansaço e depressão.

08 Ago 2022 - 19h30
Trupe de palhaços faz 4 apresentações gratuitas de peça sobre saúde mental em São Carlos -
A companhia de palhaços Trupe Tópatu faz quatro apresentações gratuitas do espetáculo “Três pratos de trigo para três palhaces tristes”, em São Carlos.
 
A montagem discute temas contemporâneos, como o cansaço e a depressão. Além do espetáculo, o grupo também promove o bate-papo “Palhaces para além do Picadeiro”, no domingo (7), às 19h no canal do Youtube da Trupe.
 
A entrada para as apresentações é gratuita.
 
Confira a agenda de apresentações de agosto:
 
Quarta - feira (10), às 10h30 - apresentação para alunos da Escola Estadual Professor Adail Malmegrim Gonçalves, Água Vermelha
 
Quinta - feira (11), às 14h- apresentação para alunos da APAE São Carlos
 
Domingo (14), às 15h30- apresentação aberta ao público no CEU das Artes Emílio Manzano
 
Terça-feira (16), às 19h- apresentação aberta ao público no Teatro Municipal de São Carlos  
 
Espetáculo
 
A palhaça Tatah e os palhaços Astolfo e Orelhão revelam os bastidores de um grande espetáculo da trupe. No camarim, longe dos holofotes, as três tristes figuras convivem com o cansaço, a exaustão e a possibilidade de felicidade cada vez mais distante. Até que certo dia um acontecimento inesperado pode alterar suas rotinas.  A relação de um palhaço profissional e o palhaço da vida que se confrontam e se questionam.
 
Trupe Tópatu
 
O grupo Trupe Tópatu é formado por Bruno Garbuio (Orelhão), Daniele Busatto (Tatah) e Marcel Fatibello (Astolfo), que desde 2016 se juntaram para treinar e criar com a menor máscara do mundo, o nariz do palhaço.
 
Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a trupe criou o ‘Disque Tópajuda’, uma iniciativa inspirada no Centro de Valorização da Vida (CVV), em que o elenco de palhaços fez dezenas de chamadas de voz personalizadas com
pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais, para criar uma rede de apoio à todos aqueles que precisavam de uma dose de besteira no seu dia para lidar com as crises de um isolamento social.
 
No mesmo ano, a companhia iniciou a criação do espetáculo infanto-juvenil “Três Pratos de Trigo para Três Tigres Tristes”, com o diretor convidado, Gabriel Bodstein. As apresentações foram contempladas pelo Programa de Ação Cultural (ProAc) da Secretaria de Cultura do Estado de SP.

Leia Também

Últimas Notícias