sábado, 20 de abril de 2024
Aberto a todos os públicos

Sesi São Carlos realiza 1º Sábado Literário com entrada gratuita

07 Jun 2019 - 15h16Por Marcos Escrivani
Sesi São Carlos realiza 1º Sábado Literário com entrada gratuita - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Com a missão de disseminar os muitos universos da literatura, a primeira edição do Sábado Literário em São Carlos discute a poesia na música e a literatura marginal, além de várias atividades relacionadas aos elementos da cultura popular e da oralidade.

O evento terá início às 13h, neste sábado (8 de junho) com a Feira de Troca de Livros, atividade que propõe a socialização e o acesso ao universo da leitura, componente importante da cultura, educação, desenvolvimento humano, social e sensível. Para participar, os interessados devem levar os livros que desejam trocar e escolher entre as opções disponíveis. Estão excluídos da feira, os livros didáticos e revista.

Também às 13h, a oficina “Tradição Oral”, realizada pelo artista, produtor e arte-educador, Ademir Apparício Júnior, estimulará o público infantil através de cantos populares e jogos tradicionais a vivenciar a cultura popular que está enraizada no nosso dia-a-dia ao mesmo tempo em que trata da oralidade.

Na sequência, às 14h, as crianças serão convidadas a participar da Contação de Histórias “Histórias que minha avó contava”, onde Ademir resgata em sua memória afetiva os momentos que passava ao lado de sua avó, narra como foi sua infância e divide uma das histórias que ela contava.

Já na oficina “Vivências Pretas: um zine na pele”, a comunicadora visual, arte-educadora e mediadora cultural, Aline Negra, chama o público para conhecer um pouco sobre a literatura marginal e os lugares de fala do universo da mulher negra que fortalecem-se em saraus literários. Durante a oficina que se inicia às 14h, o público também irá experimentar, na prática, técnicas criativas de elaboração de textos e poemas que serão impressos em formato de zine. Para esta atividade as vagas são limitadas. Os interessados devem informar seu nome, idade, bairro onde mora e enviar para o e-mail: mariana.oliveira@sesisp.org.br para realizar sua inscrição.

Às 15h, o público é convidado a participar do diálogo sobre o que é ou não considerado poesia, através da oficina “Isso é poesia? Uma viagem pela música e pela poesia na canção brasileira”, com o gestor e mediador cultural, Felínio Freitas. O encontro mesclará informações sobre a história da leitura no Brasil/Mundo, como a poesia é abordada na escola, o funk/rap versus poesia, a relação entre canção e poesia ao longo da história da música brasileira, as implicações sociais e culturais nesse processo de definir o que é considerada poesia, dentre outras questões. A oficina é voltada para pessoas a partir de 12 anos.

O evento é aberto para todos os públicos e será realizado das 13h às 17h, no Sesi São Carlos, localizado na rua Coronel José Augusto de Oliveira Salles, 1325, no bairro Vila Isabel. Entrada gratuita.

Programação

Feira de Troca de Livros - 13h às 17h

Oficina Tradição Oral - 13h às 14h

Contação - História Que Minha Avó Contava - 14h às 15h

Oficina - Vivências Pretas: um zine na pele - 14h às 17h

Oficina - Isso é poesia? Uma viagem pela música e pela poesia na canção brasileira - 15h às 16h

Leia Também

Últimas Notícias