quarta, 24 de abril de 2024
Música raiz

Sesc São Carlos realiza show em comemoração especial aos 15 anos do Cantinho da Viola

08 Ago 2018 - 14h14Por Redação
Sesc São Carlos realiza show em comemoração especial aos 15 anos do Cantinho da Viola - Crédito: Joao Paulo M. Franco Crédito: Joao Paulo M. Franco

No dia 12 de agosto, domingo, a dupla Craveiro e Cravinho fará um show em comemoração aos 15 anos do Cantinho da Viola no Sesc São Carlos, às 10h com entrada grátis.

Ambos de Pederneiras, Sebastião Franco, o Craveiro nasceu em 1931 e João Franco, o Cravinho, nasceu em 1939. São conterrâneos do compositor e poeta, José Caetano Erba, também filho de Pederneiras.

Ainda crianças, Sebastião e João se interessaram pela música e cantavam no meio da roça ao pé do cabo da enxada, também cantavam com o pai, o violeiro Josué Franco, nas festas em fazendas nas proximidades de Pederneiras. Catireiro e músico dos bons, Josué estimulou os dois meninos a prosseguirem em fazer carreira como músicos.

Foi assim que resolveram, ao final da década de 1940, formar a dupla Craveiro e Cravinho. Passando a apresentar-se na rádio Cultura de Pederneiras.

Em 1958 passaram a fazer parte do elenco da Rádio Difusora em Piracicaba, com programas exclusivos da dupla e que em pouco tempo liderou a audiência da emissora, na qual atuaram por quase 20 anos.

Incentivados por Teddy Vieira, Craveiro e Cravinho seguiram para São Paulo no início da década de 1960, onde gravaram os primeiros discos 78 RPM. Com o sucesso obtido, fincaram raízes no estilo caipira com gravações de outros LP´s de modas de viola.

Tiveram diversos programas de rádios, os quais foram ao ar para todo o território nacional, em diversas emissoras, como a Rádio Piratininga, Nacional, Record e Bandeirantes de São Paulo, além de frequentes participações no inesquecível programa Som Brasil, nas manhãs de domingo na Rede Globo de Televisão.

Adeptos ao estilo de Tonico e Tinoco, Craveiro e Cravinho defenderam como poucos a nossa música raiz, a viola e o violão, a moda de viola, o cateretê, o desafio, em todos os cantos do país, continuam se apresentando em exposições, festas agropecuárias, aniversários de cidades, bem como em conceituados programas de rádio e tv, como é o caso do "Viola Minha Viola" produzido por Rivaldo Corulli e apresentado pela "Madrinha" a saudosa Inezita Barroso pela TV Cultura de São Paulo-SP.

Craveiro e Cravinho também possuem o título de Cidadão Piracicabano, em reconhecimento pela divulgação da Música e da cidade de Piracicaba. Receberam também um diploma do então Presidente da República João Batista Figueiredo, além de possuírem o troféu e a medalha pelo Cinquentenário da Música Sertaneja e o troféu "O Galo" da Chantecler por terem permanecido por mais de trinta anos na mesma gravadora.

Em 1999, após 12 anos sem gravar, lançaram pela Allegretto o primeiro cd, com a produção de Paraíso e Mário Campanha (esposo e produtor de Mary Zuil Galvão). Destaque para "Franguinho na Panela" (Moacyr dos Santos - Paraíso) e "Cadeira de Balanço" (José Caetano Erba - Paraíso).

Craveiro é pai dos piracicabanos Sebastião Cézar Franco (nascido em 18/01/1958 e Paulo Roberto Franco (nascido em 16/05/1960) e que formam atualmente, a dupla Cezar e Paulinho, com cerca de 20 discos gravados, desde 1974.

Dupla de abertura do Cantinho da Viola 15 anos: João Pedro e Zé Paulo.

SERVIÇO

Data: 12 de agosto, domingo

Horário: 10h.

Ingressos: Grátis.

Local: Sesc - Unidade São Carlos – Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim Gibertoni

Leia Também

Últimas Notícias