sexta, 19 de abril de 2024
Conscientização

Sesc São Carlos realiza o bate-papo “Vozes Contra o Desencanto”

Evento gratuito faz parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da Independência do Brasil

11 Mai 2022 - 07h15Por Redação
Sesc São Carlos realiza o bate-papo “Vozes Contra o Desencanto” - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Acontece nesta quinta-feira, 12, a partir das 19h, no teatro do Sesc São Carlos, o bate-papo “Vozes Contra o Desencanto”. Para a abertura do evento, gratuito, o Duo Iorubá com O Canto da África estará se apresentando.

 

O Sesc propõe essa mesa de debate “Vozes contra o desencanto” com a participação de Denilson Baniwa e Érica Malunguinho e que em suas atuações públicas representam formas de apreender a vida mais capazes de transgredir, driblar, alargar e encantar mentalidades e paradigmas ocidentalizados e ocidentalizantes, nos oferecendo outros projetos possíveis de brasis.  

O bate-papo faz parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da Independência do Brasil e integra a programação do especial - Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões.

Para a mediação desse bate-papo o Sesc traz uma pessoa que possuí relação com o território e que transita nesses campos de saberes e está apropriada para amarrar as questões relacionadas à Semana de Arte Moderna e a historicidade da Independência do Brasil, o professor Ruy Sardinha Lopes. 

O ano de 2022 no Brasil segue marcado pelas discussões acerca do centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da Independência do Brasil, eventos construídos a partir de protagonismos de uma pequena parcela que não abarca as múltiplas diversidades étnico-raciais, de gênero, de saberes e práticas que compõem o que hoje chamamos Brasil. Esse encontro busca colaborar com tais discussões a partir da troca com pessoas que em suas atuações públicas representam formas de apreender a vida mais capazes de transgredir, driblar, alargar e encantar mentalidades e paradigmas ocidentalizados e ocidentalizantes, nos oferecendo outros projetos possíveis de brasis.
DENILSON BANIWA é um artista indígena; é indígena e é artista, e seu ser indígena lhe leva a inventar um outro jeito de fazer arte, onde processos de imaginar e fazer são por força intervenções em uma dinâmica histórica (a história da colonização dos territórios indígenas que hoje conhecemos como Brasil) e interpelações a aqueles que o encontram a abraçar suas responsabilidades.

ERICA MALUNGUINHO

é educadora e ativista cultural. Mestra em Estética e História da Arte, tornou-se a primeira deputada trans eleita no Brasil, em 2018, com mais de 55 mil votos no estado de São Paulo.

RUY SARDINHA LOPES édoutor em Filosofia eprofessor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos (IAU-USP). É coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-USP), onde pesquisa questões relacionadas à economia política, arte e cultura contemporâneas e economia criativa. É presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira das Associações Acadêmicas e Científicas da Comunicação (SOCICOM).

Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões

O centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da Independência do Brasil carregam muitos significados e simbolismos, tanto no cerne daquilo a que se propunham, quanto nas questões que não couberam no bojo das reflexões, seja de forma intencional ou por descuido de olhares unilaterais da história.

Nesse sentido, cabem as perguntas: quais vozes ficaram de fora desses movimentos? Quantas são essas vozes que permanecem à margem, justamente, por estarem excluídas de tais debates e projetos de país? De que outras maneiras essas vozes diriam, narrariam, pensariam nossa história e arte?  

O Diversos 22 traz atividades artísticas e socioeducativas on-line e presenciais, a ação em rede acontece nas unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo. A ação pretende trazer reflexões em torno dos projetos, memórias e conexões relativos à efeméride, no sentido de discuti-los, aprofundá-los e ressignificá-los, diante dos desafios apresentados atualmente. 

Serviço:

Data: 12 de maio, quinta-feira.

Horário: 19h

Ingressos: Grátis - Retirada de ingressos na Central de Atendimento, com 1 hora de antecedência. 2 ingressos por pessoa. Lugares limitados.

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Leia Também

Últimas Notícias