quinta, 28 de março de 2024
Leitura em dia

Sesc retoma empréstimos de livros em suas bibliotecas com agendamento prévio

Seguindo os protocolos de segurança homologados em cada cidade e em acordo com o governo estadual, leitor pode retirar livros e levá-los para o conforto de sua casa

12 Jul 2021 - 07h04Por Redação
Acervo é composto por literatura brasileira, estrangeira, juvenil, infantil, quadrinhos, poesia e artes, além de esportes, lazer, saúde, meio ambiente, história, filosofia e educação - Crédito: DivulgaçãoAcervo é composto por literatura brasileira, estrangeira, juvenil, infantil, quadrinhos, poesia e artes, além de esportes, lazer, saúde, meio ambiente, história, filosofia e educação - Crédito: Divulgação

O serviço de empréstimo e devolução de livros acontece por meio de retirada de ingressos online no portal do Sesc São Paulo. As atividades presenciais ainda permanecem suspensas, como é o caso da leitura de livros e periódicos na unidade. Mas levar uma obra literária para casa com segurança, agora ficou mais fácil.

O acervo das bibliotecas do Sesc São Paulo é composto por literatura brasileira, estrangeira, juvenil, infantil, quadrinhos, poesia e artes, além de esportes, lazer, saúde, meio ambiente, história, filosofia e educação e outros. É possível a consulta online no site www.sesc.com.br/bibliotecas.

DICAS PARA EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÃO DE LIVROS

1) Ao entrar no site na consulta do acervo clicar em "BUSCA AVANÇADA" (lado direito superior da tela)

2) No campo Departamento Regional escolher "SESC SÃO PAULO"

3) No campo Biblioteca escolher "SESC SÃO CARLOS"

4) Nos campos indicar como fazer a busca, por Título/Subtítulo, Autor, Assunto, Parte da Obra, Editora, ISBN/ISSN, Série/Coleção ou Resumo.

5) Para realizar o empréstimo é necessário ter o cadastro no Portal Sesc SP (se precisar realizar o cadastro clicar no link Meu Perfil), escolher entre um dos horários disponíveis e agendar pelo sistema de ingressos online do Sesc.

No site pode-se encontrar dicas para facilitar a consulta do acervo dos livros disponíveis.

A literatura como um caminho para enfrentar o isolamento social

As bibliotecas das unidades do Sesc sempre foram refúgios para uma boa leitura, são espaços preparados para leitores de todas as idades, com objetivo de despertar o gosto pelo livro. São mais de 360 unidades distribuídas por todo o país, com um acervo de aproximadamente 1,7 milhão de exemplares, constantemente atualizado. Localizadas nos centros de atividades, escolas, centros culturais e centros de documentação, além das unidades móveis BiblioSesc, as bibliotecas são compostas por conteúdos variados e de qualidade.

Possibilitam consulta por meio físico e digital e oferecem empréstimo de livros ao público cadastrado. Também são espaços de atividades culturais, com a realização de cafés literários, saraus, festivais de leitura e poesia, feira de livros, narração de histórias.

Com a crise mundial de saúde pública por conta da Covid 19 e as recomendações para evitar a transmissão do vírus (praticar o isolamento social, evitar aglomerações e o transporte público, não frequentar ambientes públicos fechados e as atividades presenciais foram interrompidas. Mas uma alternativa para o leitor que sempre frequentou as bibliotecas do Sesc e mesmo para aqueles que desejam iniciar o gosto pela leitura a alternativa é o empréstimo do livro por agendamento e o passatempo proporcionado pelo livro ou mesmo para renovar o conhecimento pode ser retomado com toda segurança de casa.

Leia Também

Últimas Notícias