quinta, 25 de abril de 2024
Música da boa

São Carlos recebe apresentação do Quarteto Brasileiro de Cordas formado por músicos da Osesp

Integrantes possuem passagens nas mais importantes orquestras e salas de concerto do Brasil e do mundo

17 Mai 2022 - 08h33Por Redação
Quarteto de músicos quer promover a música clássica, atraindo espectadores com variados gostos musicais - Crédito: DivulgaçãoQuarteto de músicos quer promover a música clássica, atraindo espectadores com variados gostos musicais - Crédito: Divulgação

A cidade de São Carlos irá se surpreender com a chegada de quatro músicos cujo trabalho leva o nome de Projeto Quarteto. O objetivo do grupo é difundir a música clássica, trazer notas e melodias tão nostálgicas a todos com o encantamento de uma orquestra.

O Quarteto Brasileiro de Cordas é formado por renomados músicos da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), com passagens nas mais importantes orquestras e salas de concerto do Brasil e do mundo. Unindo a experiência de cada músico em um repertório que inclui música erudita, tango, choro e música popular, o espetáculo vem conquistando os mais diversos públicos. “Nosso objetivo é atrair espectadores que tenham os mais variados gostos musicais. Assim, promovemos a divulgação da música clássica e a formação de plateia”, disse o violonista Paulo Paschoal, idealizador do projeto.

Segundo ele, as cidades do interior necessitam de mais eventos culturais. “Sentimos que esse era o momento de difundir nosso trabalho no interior, em cidades que, em sua maioria, possuem carência de cultura e música. Essa é a vez de São Carlos receber nossos espetáculos”, destaca Paulo.

Os concertos foram realizados em diversas cidades do interior, dentre elas Descalvado, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Barretos, Botucatu, entre outras.

APRESENTAÇÃO

A primeira apresentação do Quarteto Brasileiro de Cordas em São Carlos acontecerá no dia 7 de junho, às 20h, no Teatro Municipal. Este evento será gratuito (com distribuição de ingressos na semana anterior ao evento) e contará com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Cemac (Centro Municipal de Arte e Cultura).

REPERTÓRIO

Quartetos clássicos de Beethoven, Mozart, Dvorak e estilos variados, como tango, choro, música cigana, música brasileira (incluindo clássicos, como Carinhoso, Gente Humilde, entre outros), integram o repertório das apresentações.

O 1º Violino da apresentação será Paulo Paschoal, músico que iniciou seus estudos com seu pai aos quatro anos de idade. Há 27 anos é violinista da OSESP, considerada uma das dez melhores orquestras sinfônicas do mundo, sediada na Sala São Paulo, importante polo cultural do Estado. Com a OSESP, o violinista fez várias turnês internacionais, se apresentando em grandes salas de concerto pelo mundo.

Em sua trajetória participou de diversos Master Classes e aulas recebendo a orientação de grandes violinistas do mundo, como DimitrySitkovetsky, Boris Belkin, ShlomoMintz, Sidney Harth, ChaimTaub, entre outros.

Dividiu o palco em apresentações e espetáculos com Ney Mato Grosso, Milton Nascimento, Paula Lima, Zezé de Camargo e Luciano, e muitos outros músicos.

Hoje, Paulo continua sua trajetória dentro da OSESP, mas como espírito inquieto que é, frequentemente desenvolve novos projetos, como o Projeto Quarteto Brasileiro de Cordas e a Camerata Darcos. O violinista, consciente de seu papel como instrumentista clássico, está sempre preocupado em formar plateia para música orquestrada, encantando públicos diversos com as mais variadas melodias.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Quarteto Brasileiro de Cordas? Visite a página @paulopaschoaloficial e a página no Youtube Paulo Paschoal & Camerata Darcos.

Leia Também

Últimas Notícias