sexta, 19 de abril de 2024
Entretenimento

São Carlos está no Festival de Aprender do Sesc

São mais de 500 opções de oficinas, ateliês e vivências em artes visuais e tecnologias em 38 unidades na segunda edição do evento

28 Fev 2018 - 08h16Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

De 2 a 4 de março (sexta a domingo), todas as 39 unidades do Sesc na capital e demais cidades do estado de São Paulo vão sediar a segunda edição do FestA! - Festival de Aprender, com mais de 500 atividades entre oficinas, ateliês para a família, palestras, encontros, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas. O evento é voltado para públicos de diversas faixas etárias e diferentes interesses, uma ótima oportunidade para iniciar uma atividade ou hobby, ou mesmo se aperfeiçoar em técnicas artísticas, tecnológicas ou artesanais. A programação é inteiramente gratuita.

Sob as mais diversas temáticas, o Sesc São Paulo vai oferecer oficinas de desenho, fotografia, pintura, artes gráficas, audiovisual, games e fabricação digital. Nas artes têxteis, interessados em costura criativa, bordado, crochê e estamparia vão conhecer novas técnicas de customização. Adeptos da robótica terão a oportunidade de desenvolver protótipos autônomos de linha de produção, peças com uso de materiais recicláveis e até participar de um minicampeonato de robôs, tudo de forma muito lúdica.

Ao todo serão mais de 1200 horas de programação simultânea, e a agenda completa das atividades e locais onde as aulas serão oferecidas pode ser conferida pela internet: sescsp.org.br/festa. A página também vai trazer diversas ações para os meios digitais.

Para participar do FestA!, há três formas de acesso, a depender de cada atividade: inscrição antecipada pelo Portal Sesc SP, a partir do dia 22 de fevereiro; retirada de senhas no dia e local da atividade, com 30 minutos de antecedência; livre acesso.

O FestA! tem por objetivo estimular o público a realizar ações em artes visuais e tecnologias, ao mesmo tempo em que dá visibilidade à programação de cursos livres e de curta duração oferecidos pelo Sesc, cuja oferta tem crescido cerca de 40% ao ano.

ARTISTAS E EDUCADORES

Em muitas atividades, os participantes chegam a partilhar o aprendizado e o resultado das aulas com os frequentadores das unidades. E para orientá-los, o Sesc São Paulo convidou importantes profissionais, entre artistas e educadores, como a diretora de arte Carla Caffé, o fotógrafo Araquém Alcantara, o artista multimídia Paulo Bruscky, o ilustrador Elifas Andreato, o youtuber Junior Crocheteiro, as marceneiras do coletivo Lumberjills, a artesã Lu Gastal, a artista mexicana Gimena Romero e a ilustradora norteamericana Sophie Roach, entre muitos outros. Ao todo, 545 profissionais de destaque em suas áreas irão ministrar as atividades.

DESTAQUES

O Sesc Araraquara recebe 11 atividades do FestA!, nos dias 3 e 4 de março. Um dos destaques é a oficina Recriação, Design e Marcenaria, sob a temática Móveis Mutáveis - como consumir de forma consciente, evitando o desperdício? Nela, a designer de interiores Karina Vargas e o arquiteto André Lima, do Estúdio Glória e apresentadores do programa Admirável Móvel Novo, do GNT, ensinam a recuperar ou até mesmo transformar totalmente móveis antigos, evitando assim o descarte precoce que vem com o consumo desenfreado. A dupla também participa do bate-papo Casas com Alma para discutir a memória afetiva e o consumo consciente.

E que tal aprender a fazer seu próprio toca discos? A oficina Gramofone Artesanal vai ensinar a produzir esse objeto de forma experimental e ecológica, com madeira de reuso, papel, agulha, além de noções básicas de mecânica. Quem ministra a atividade é o artista Eduardo Salzane.

No Sesc São Carlos serão 13 atividades. A estilista Flávia Aranha mostra ao público o processo de produção da tinta têxtil a partir da madeira pau-brasil. Na oficina Itajime: Tingimento com Pau-Brasil, o participante vai aprender a aplicar a tinta em diferentes bases, além de desenvolver estampas com a técnica do Itajime, que cria padronagens com dobras de tecido e prensagem de objetos de madeira.

Para a família tem a oficina Figurinos Lúdicos, que será ministrada pelas cenógrafas e figurinistas Helena Kuasne Anderson e Cyntia Monteiro. A partir de lembranças guardadas na memória, crianças e adultos serão convidados a transformar suas visões pessoais em peças de vestimenta costuradas por eles próprios.

Quem gosta de música e tecnologia pode participar da oficina Hacklab Para Crianças: Criação de Instrumentos Musicais. A partir de programação básica e da plataforma de computação Arduino, o músico e artista multimídia Caleb Mascarenhas apresenta noções básicas em atividade permeada pela cultura digital e do faça-você-mesmo, estimulando os participantes a simularem teclados, pianos e baterias.

Leia Também

Últimas Notícias