quinta, 18 de abril de 2024
Entretenimento

Sambistas prestam homenagem ao Dia Nacional do Samba em São Carlos

Evento acontece no próximo domingo, com quatro grupos, que trazem à Praça do Mercado repertório com clássicos do samba

29 Nov 2012 - 13h32
0 - 0 -

O Dia Nacional do Samba será comemorado em São Carlos com shows de quatro grupos da região que prestam homenagem a um dos ritmos populares mais consagrados no País. O evento acontece no próximo domingo (2), a partir das 16 horas, na Praça do Mercado, Centro da cidade.

Para o show estão escalados: "Sambada Antiga", comandado por Antônio Carlos Leme; Juninho Barros que será acompanhado pelo grupo Mania de Samba; keilla Regina e banda; todos estes representantes do samba tradicional. A festa conta ainda o grupo Samba com a Gente, que traz um repertório mais moderno do ritmo.

A iniciativa segundo o produtor cultural Ely Silva, é mostrar as mais variadas tendências do samba e homenagear o gênero musical considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.

Uma tenda será montada na Praça do Mercado, e uma plataforma de aproximadamente 60 cm será instalada no meio dessa tenda. A estrutura física remete as rodas de samba nas quais as pessoas ficam ao redor dos músicos e interagindo com a música.

A possibilidade de se fazer um evento como este contou com o apoio do vereador Ronaldo Lopes (PT) que destinou uma emenda parlamentar e da Prefeitura para que pudesse ser realizada a homenagem a cultura brasileira através do samba.

Para ampliar o projeto se propôs a requisitar artistas de expressão São Carlos e Araraquara que dedicam na projeção e divulgação do samba.

Sobre os grupos

 Samba da Antiga - O Grupo que nasceu de um projeto, no inicio do ano 2001, quando vários amigos se reuniam nos finais de semana, em Bares ou botecos, a fim de formarem uma roda de samba, para relembrar e cantar sambas de compositores da Velha Guarda. No repertório os clássicos do samba.

Juninho Barros e Mania de Samba - É um grupo musical que cultua a mais fina música popular brasileira, particularmente o autêntico samba nacional. Compositores imortais como Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho e Paulinho da Viola são reverenciados em cada espetáculo, invariavelmente interagindo com o público pelo bom gosto do repertório.

Keilla Regina - A participação da mulher no samba foi muitas vezes restrita a beleza, inspiração e sensualidade. A isso tudo, a paulistana Keilla Regina, de 27 anos, acrescentou uma voz forte e agradável, uma boa dose de carisma e um bocado de talento e, aos poucos vem se firmando no cenário musical brasileiro. Apaixonada pelo estilo, a artista tem como referencia seus consagrados expoentes femininos como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra e entre outras.

Leia Também

Últimas Notícias