sábado, 20 de abril de 2024
Entretenimento

Saiba o que fazer ao perder ou ter documentos roubados

16 Set 2014 - 14h01Por araraquara.com
Foto: araraquara.com - Foto: araraquara.com -

“Perder documentos é o mesmo que perder a identidade. A pessoa deixa de existir até que eles sejam refeitos”, diz Paulo Roberto Vicentine, do Poupatempo. Segundo ele, as pessoas devem sempre levar o RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e CNH (carteira nacional de habilitação) originais, e é preciso cuidado ao armazená-los.

Vicentine orienta que, ao perder qualquer documento, é necessário fazer um boletim de ocorrência, para resguardar as pessoas de possíveis aborrecimentos. Além disso, o BO será solicitado para a emissão da nova via. No caso do RG e da CNH, a segunda via pode ser solicitada, por agendamento no site www.agendasp.sp.gov.br, que permite ao cidadão escolher o dia e a hora para realizar o serviço e traz um link com a lista de documentos que devem ser levados na data marcada. Outra opção é agendar pelo Disque Poupatempo, no 0800-772-3633.

É importante lembrar que as vagas são atualizadas diariamente. Por isso, o cidadão pode ficar atento à grade de agendamento do site, uma vez que haja desistência ou alteração de horário de atendimento, esta vaga ficará novamente disponível.

Para tirar a segunda via da Carteira de Trabalho, o solicitante precisa ser brasileiro nato ou naturalizado. É preciso levar RG, original ou cópia autenticada, uma foto 3x4 recente, e extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Já o serviço de segunda via do CPF está disponível pela internet no: www.receita.fazenda.gov.br e, nos postos do Poupatempo, e no e-poupatempo; basta ter em mãos o número do CPF.

Valores

A segunda via do RG é gratuita com apresentação do BO, mas não isenta da taxa, que é de R$ 30,21. A Carteira de Trabalho não tem taxa para nenhuma das vias. Já a CNH não é isenta do pagamento para a segunda via, mesmo no caso de roubo, e seu valor é de R$ 33,23. 

Leia Também

Últimas Notícias