quinta, 25 de abril de 2024
Feito por nós

“Quem faz arte em São Carlos” tem espaço no Sesc São Carlos

06 Dez 2019 - 06h38Por Redação
“Quem faz arte em São Carlos” tem espaço no Sesc São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Denominada “Feito por nós”, o Sesc irá proporcionar uma feira com artistas e artesãos locais e uma série de oficinas e cursos de curta duração apresentam processos pessoais e variadas técnicas artesanais envolvidas na criação de objetos utilizados no cotidiano.

As atividades todas gratuitas, acontecem durante o mês de dezembro e proporcionam o contato e a experimentação com quem faz e comercializa suas peças busca-se incentivar o fazer artístico e práticas alternativas de confecção e circulação de produtos pautados em relações mais afetivas.

Além disso, uma programação paralela à feira apresenta outros projetos de quem faz arte em São Carlos.

Artes Visuais

Feira

De quem faz

E se você pudesse conhecer as pessoas, a história, por trás dos objetos que você compra, veste ou usa na sua casa? Nesta feira, isso é possível e esperado! Além de descobrir artistas da cidade e região que desenvolvem trabalhos autorais na confecção de peças utilitárias como roupas, potes, penduradores de vaso, cadernos, entre outras, os visitantes podem adquirir essas peças diretamente de quem faz, conversar e tirar dúvidas sobre as técnicas e ideias envolvidas na criação.

Com Água Viva Encadernações. Aram Macramê. Ateliê Paula Kranz. Barrarosa. Bem Guardar. Ima Poesia e Maria Eugênia Kena Ateliê.

Dia 7/12, sábado, das 10h às 17h.

Quintal. Grátis - Lugares limitados.

Curso

Utensílios de cerâmica

Com Kena Pinochet

Dois encontros para experimentação técnica e criação de peças utilitárias em cerâmica que serão queimadas no ateliê da artista e entregues aos participantes em visita ao espaço no encontro de finalização do curso.

Kena, pseudônimo artístico da pintora e escultora Maria Eugênia Pinochet Donoso, nasceu em 1948 em Talca, Chile. Frequentou o curso de Arte na Fachhochschule de Colônia, na Alemanha e em 1979, transferiu-se para o Brasil, fixando residência e atelier na cidade de São Carlos, SP. Desde então realiza cursos e oficinas sobre o fazer cerâmico e participa de exposições coletivas e individuais.

De 10 a 17/12, terças e quartas, das 14h às 16h.

Galpão. Grátis. Sequencial. Inscrições na Central de Atendimento.

Não recomendado para menores de 14 anos

Curso

Banquinhos ilustrados

Com Paula Kranz

O que podemos fazer se a imaginação nos levar? Ouvir uma história, papear, desenhar ou pintar? Nessa oficina os participantes ilustram seus próprios banquinhos a partir das técnicas compartilhadas pela artista, transformando-os em objetos afetivos e cheios de histórias.

Paula Kranz é ilustradora de livros para crianças. Vive e trabalha e São Carlos.

Dias 12 e 13/12, quinta e sexta, das 14h às 16h.

Galpão. Grátis. Sequencial. Inscrições na Central de Atendimento.

Jovens

Oficina

Caderno de guardar metamorfoses

Com a educadora Fabiana Torres

O fazer manual é transformador. Ao mesmo tempo que se transformam os materiais empregados, a gente também vai se transformando pela experiência vivida do fazer. Nesta oficina, os participantes são convidados a confeccionar manualmente um "Caderno de guardar metamorfoses" para registrar com afeto e criatividade os próprios processos de desenvolvimento e transformação.

Dia 7/12, sábado, das 10h30 às 12h30.

Galpão. Grátis - Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados.

Literatura

Ateliê

Palavras magnéticas

Um espaço de livre criação poética individual ou coletiva a partir de palavras soltas e magnéticas.

Dia 7/12, sábado, das 10h30 às 16h30.

Galpão. Grátis - Lugares limitados.

Recomendado para crianças acima de 6 anos. Crianças devem estar acompanhadas por um adulto de referência.

Show

Entrelaço, poesia e canção

Com Lê Lopes (voz), Tiago Lino (voz e violão) e Vlad dos Santos (percussão)

A cantora são-carlense Lê Lopes envereda pela poesia e se mostra também como escritora. Neste show inédito, acompanhada por Tiago Lino (violão) e Vlad dos Santos (percussão), a intérprete traz no repertório obras de artistas consagrados como Paulo César Pinheiro, Caetano Veloso, Cartola, Vinicius de Moraes, José Miguel Wisnik entre outros, além de poemas autorais. Numa tarde de poesia, canção e muito afeto, o público também é convidado a compartilhar textos próprios ou especiais no palco.

Dia 7/12, sábado, às 14h30.

Quintal. Grátis - Lugares limitados.

Livre

Oficina

Impressões do tempo em pequenas encadernações

Com Gabriela Loreti, do Água Viva Encadernações

Trechos de algumas obras literárias que tratam da passagem do tempo inspiram a criação artesanal de uma agenda-diário única com considerações particulares sobre esse tema. Tendo como suporte um pequeno livro a ser encadernado, por meio de intervenções com desenhos, colagens e escritas distribuídas ao longo das páginas, cada participante experimenta criar no papel deslocamentos da noção de tempo que o calendário nos marca.

Dia 17/12, terça, das 19h às 21h45.

Sala multiuso. Grátis - Inscrições na Central de Atendimento. Lugares limitados.

Não recomendado para menores de 16 anos

Teatro

Espetáculo

O auto da paixão e da alegria

Com Cia Espelunca de Teatro

Nesta comédia popular, cinco saltimbancos narram a história da passagem de Cristo na Terra. Acompanhado de música ao vivo, o espetáculo revela uma Jerusalém brasileira na qual o sagrado e o profano são celebrados juntos para investigar na fé e no riso um caminho para a reinvenção do mundo.

Este trabalho é resultado da parceria entre a Cia. Espelunca de Teatro e o Programa de Qualificação em Artes - Projeto Ademar Guerra o qual, ao longo de 2018, encaminhou os artistas Flávia Bertinelli e Everton Gennari para orientação do processo. O espetáculo foi concebido a partir dos estudos acerca da comédia popular e o papel social do riso, que a companhia pesquisa desde 2016.

Duração: 60 min.

Dia 7/12, sábado, às 16h30.

Área de convivência externa. Grátis - Lugares limitados.

12 anos

Tecnologias e Artes

Oficina

Mini suporte para plantas em macramê

Com Natalia Corbi, do Aram Macramê

O macramê, palavra que significa nó, é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta, sendo um tipo de tecelagem manual. Nesta oficina de Mini "Plant Hanger" de Macramê, os suportes de vasos repletos de beleza natural, o participante irá aprender a confeccionar 1 modelo de pendurador de vaso todo feito com nós em cordão de algodão, com pontos abertos.

Dia 7/12, sábado, das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h.

Galpão. Grátis - Lugares limitados.

Inscrições no dia e local da atividade.

12 anos

Oficina

Experiências bordadas

Com Lívia Barros, da Barrarrosa

A oficina apresenta técnicas de bordado livre aplicado a peças de vestuário, estimulando a busca de uma maneira de customização criativa por meio da experimentação com linhas. É necessário trazer uma peça de vestuário fabricada com tecido natural (linho ou algodão) sem elastano. É recomendável que o participante tenha afinidade com agulhas e linhas, mesmo que não seja com a técnica do bordado.

Dia 8/12, domingo, das 14h às 16h30.

Sala multiuso. Grátis - Inscrições na Central de Atendimento. Lugares limitados.

Não recomendado para menores de 16 anos

Leia Também

Últimas Notícias