quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

“Proposições fotográficas” e “Transformutação” no Centro Cultural

28 Set 2011 - 13h53
0 - 0 -

O Projeto Integração do Centro Cultural da USP-São Carlos convidou um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), coordenado pelo Professor Dr. Paulo César Castral, para expor seus trabalhos de fotografias na Sala 1, e Antonio Alfonso Luciano para expor esculturas na Sala II, a partir desta quinta-feira, dia 29 de setembro, com abertura às 18 horas.


Em Proposições Fotográficas II, na Sala I, as relações possíveis entre fotografia e  arquitetura se desenham desde os primórdios desse meio gráfico. No começo do século XX, no entanto, com o olhar dos artistas voltado para as cidades, essa relação se intensificou e deixou de ser apenas um simples registro histórico ou jornalístico, tornando-se um instrumento importante na discussão das novas concepções de espaço propostas pelos arquitetos modernos. Seguindo o tema, o coordenador da mostra procurou resgatar essa experiência com os alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

O processo foi estruturado em três etapas, através das quais as diversas possibilidades expressivas do meio, que norteavam as pesquisas plásticas dos artistas modernos, foram percorridas. Tal estrutura resultou em três módulos da exposição: olhar fotográfico (efeitos da luz sobre o corpo humano); fotografia criativa (a fotografia como um meio de revelar novas paisagens urbanas); e fotograma (técnica onde se registra a sombra de objetos em folha de papel fotográfico, sem a intermediação do negativo). Os produtos do primeiro grupo de alunos foram expostos no Centro Cultural em outubro de 2007. A presente mostra traz a continuidade dessa experimentação fotográfica com dois outros grupos de alunos.


Em Transformutação, na Sala II, o escultor explica: "Explorando novos materiais para a confecção de esculturas, encontrei na tela de metal a possibilidade de usar sua capacidade de articulação e transformação quase como numa ficção científica."


Autodidata desde 1980, Alfonso começou com materiais de artesanato, como metal e cerâmica. A partir de 1982, o desenho, a pintura e a escultura já eram pontos de apoio para buscar novas técnicas e explorar outros materiais. Desde 2007, Alfonso trabalha como artista residente no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em São Carlos, coordenado pelo professor Sérgio Mascarenhas. Faz ilustrações para temas científicos, como no livro "Olhares de Janus", do Professor Sérgio Mascarenhas, em 2009, e "45 anos que Abalaram o Mundo: dos Raios X à Bomba Atômica", do Professor R. Cesáreo, publicado em 2010.


Atualmente cursa Licenciatura em História na UNICEP São Carlos, onde ministra cursos e oficinas de Processo Criativo para cursos de Pedagogia, Arquitetura e para a comunidade. Também na UNICEP irá construir uma série de esculturas de médio e grande portes nos jardins da biblioteca e praça da Arquitetura. Trabalha, ainda, em escultura em aramado para o Instituto Butantã e o IEAv-DCTA - Instituto de Experiências Avançadas do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

As mostras podem ser visitadas de 30 de setembro a 21 de outubro, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, das 9 às 12 e das 14 às 18 horas.

O evento é gratuito e conta com o apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Leia Também

Últimas Notícias