quinta, 28 de março de 2024
Entretenimento

Primavera começa daqui três dias e traz a esperança de chuva para o Sudeste

19 Set 2014 - 13h51Por Tempo Agora

A população está ansiosa para a chegada da nova estação, que traz junto com ela o início do período de chuvas mais regulares sobre o Sudeste. Os paulistanos são os que mais anseiam por chuva, já que o nível do Cantareira só cai, hoje o reservatório está com 8,4% de sua capacidade total. O manancial chega ao 118º dia de queda nesta sexta, desde maio o nível do Sistema não tem recuperação.

A esperança de chuvas mais volumosas vem com a primavera, que começa na próxima segunda-feira (22). Segundo a Somar Meteorologia, a tendência é que as chuvas comecem a regularizar no Sudeste do Brasil já no final do mês de setembro e primeira quinzena de outubro. “Mas atenção, as chuvas que estão previstas são mal distribuídas” - alerta a técnica em meteorologia, Patrícia Vieira.

Chuva ficará dentro da média no Sudeste, mas isso não quer dizer que o problema com o Cantareira está resolvido

As precipitações ganham força e ficam bem mais frequentes entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro. As simulações climáticas indicam que deveremos ter, nos três meses de primavera, chuvas acumuladas dentro da média. “Isso não quer dizer que o problema dos reservatórios estará resolvido, apenas que nesse período a taxa de queda será menor ou estável” - afirma o meteorologista da Somar, Willians Bini.

Vale salientar que quando se fala em chuva dentro da média tem variabilidade. “Isso quer dizer que as chuvas podem ficar 20% acima ou 20% abaixo do valor considerado normal para o período" – explica Bini. 

É comum que algumas áreas recebam mais chuvas que as outras devido à característica das chuvas durante a primavera e o verão. Já que os temporais geralmente são muito localizados. Mas uma coisa já podemos afirmar, as chuvas de 2014/2015 serão melhores do que as de 2013/2014.

Primavera é um período de transição com características de inverno e verão

A nova estação começa na próxima segunda-feira (22) às 23h29. Esta data tem a ver com a posição da Terra em relação ao Sol. Será justamente neste horário que os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de energia proveniente do Sol. Daí também o nome de Equinócio da Primavera (Equi=Igual). A estação marca um período de transição no Brasil e algumas características tanto de inverno como de verão podem ser observadas.

Leia Também

Últimas Notícias