sexta, 29 de março de 2024
Programa imperdível

Pianista de São Carlos lança três vídeos com composições inéditas

Projeto do instrumentista Murilo Barbosa foi realizado com recursos da lei Aldir Blanc e traz músicas instrumentais em formato de trio e uma canção com participação especial da cantora Regina Dias

27 Abr 2021 - 10h04Por Redação
O compositor e instrumentista em gravação do novo trabalho - Crédito: Thiago Carreri/Psiu StudioO compositor e instrumentista em gravação do novo trabalho - Crédito: Thiago Carreri/Psiu Studio

O pianista Murilo Barbosa, radicado em São Carlos desde 2009, lança na internet nessa quarta-feira, 28, três composições autorais gravadas com seu trio, formado por Fabiano Nunes (contrabaixo) e Nicholas Martins (bateria). Os vídeos foram gravados no Psiu Studio, em São Carlos, e vão estrear a partir das 20h no canal do YouTube do músico: youtube.com/murilobarbosa.

Conhecido por fazer arranjos e dirigir shows de vários artistas de São Carlos e região, Murilo agora mostra seu lado compositor com esse novo trabalho, tocando as próprias músicas e liderando um trio clássico de jazz, no formato piano-baixo-bateria.  “São composições que já estão prontas há algum tempo, mas que sempre ficaram em segundo plano em relação aos trabalhos musicais cotidianos”, explica o pianista. As três músicas são composições próprias, “tiradas da gaveta” durante o período da pandemia, e mostram parte das influências musicais que ajudaram a formar sua personalidade musical: a música brasileira, a música latina e o jazz.

“Maracatu de Esperanza” é uma melodia que veio a partir de um sonho que o pianista teve, no qual a baixista norte-americana Esperanza Spalding “cantarolava” o tema. “Era a continuação de uma frase de valsa, que escrevi uns 15 anos atrás, que nesse sonho veio completada pela voz da cantora, a quem dediquei a música”, conta o músico. “Corea’s Blues” é uma das primeiras composições de Murilo, feita há mais de 20 anos, um blues em tom menor que recebeu algumas modificações para celebrar o estilo afrolatino do pianista norte-americano Chick Corea, morto em janeiro desse ano e um dos heróis musicais de Murilo. 

Completando a tríade de homenagens a grandes músicos que o influenciaram, Murilo destaca a canção “Coisas de Donato”, um samba jazz dolente que relembra o estilo único do pianista e compositor acreano João Donato. A canção recebeu letra, também composta por Murilo. “Amo o estilo elegante e suingado de Donato, seu piano bem equilibrado entre o gingado afrocubano e as harmonias sofisticadas da bossa nova. Nessa composição, tentei descrever como a música dele faz essa ponte tão única, uma ‘coisa’ que balança, ‘samba que nem lá nem cá’, como diz a letra”, revela o pianista, que convidou Regina Dias especialmente para essa interpretar a canção. “Eu e a Regininha já fizemos vários trabalhos juntos, somos admiradores da boa música brasileira, especialmente de João Donato, então tinha que ser ela a gravar”, explica.

O trabalho foi gravado, mixado e editado pelos irmãos Thiago Carreri e Marcos Carreri, em dois dias no mês de março deste ano –19 de março, um ensaio; no dia seguinte, a gravação. Foram seguidos todos os protocolos sanitários, uso de máscara e distanciamento. O trabalho foi pago com recursos da chamada pública 07/2020 da lei Aldir Blanc em São Carlos, que contemplou mais de 80 propostas artísticas. A lei também ajudou 45 espaços culturais e deu prêmios para mais de 170 artistas, trazendo mais de 1,5 milhão de reais em recursos para a cultura da cidade em 2020. “Sem esse dinheiro não teria condições de gravar um novo trabalho em plena pandemia, que já está deixando toda a classe artística sem trabalho há mais de um ano”, conta.

SERVIÇO – ESTREIA DE 3 VÍDEOS DO PIANISTA MURILO BARBOSA

Data: 28/4, 20h

Site: youtube.com/murilobarbosa

Adicione o “lembrete” ao acessar aos vídeos: “Maracatu de Esperanza”, “Corea’s Blues” e “Coisas de Donato”.

Leia Também

Últimas Notícias