sábado, 20 de abril de 2024
Entretenimento

Paço Municipal recebe a exposição “Crianças Brasileiras”

17 Ago 2012 - 16h28
0 - 0 -

O Paço Municipal recebe até o próximo dia 30 a exposição "Crianças Brasileiras" de Charli Tortoza. A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 8h às 18h de segunda a sexta-feira. O Paço fica na rua Episcopal, 1.575, no centro. 

Nos últimos 2 anos, o fotógrafo Charli Tortoza registrou imagens de crianças matriculadas na Casa da Infância Estrela da Manhã. Localizada no bairro Antenor Garcia, a instituição atende crianças em situação de vulnerabilidade social com projeto pedagógico de respeito à infância e do brincar como elemento insubstituível no desenvolvimento infantil; de valorização do papel da família na educação, no cuidado e preservação dos direitos das crianças. Charli utilizou os retratos em preto e branco de 48 crianças para mostrar um pouco de realidade e beleza. Os retratos foram produzidos sem qualquer interferência no ambiente, nos vestuários ou na aparência da criança e fazem parte de um processo educativo, proposto pela direção da escola e acolhido pelo fotógrafo, que envolve a montagem de exposições dentro da escola onde a criança aprende a admirar a arte, a experiência de ser fotografado, participando do processo de criação e, por ultimo, a oportunidade de verem suas imagens sendo expostas em locais públicos com elemento artístico relevante. Ao transcender os muros da escola a exposição valoriza a fotografia com forma de arte e cultura, e paralelamente aproxima as pessoas dos diferentes níveis sociais. A exposição tem o apoio de Quality Fotografia.

Charli Tortoza - Bacharel em Educação Física, área que atua como técnico de esportes. Paralelamente realiza trabalhos e desenvolve projetos nas áreas de fotografia profissional e artística. Formando pela Escola Paulista de Fotografia (atual Instituto Piracicabano de Fotografia) em 1995 e pelo Senac em 1990. Trabalhou como fotógrafo freelancer de 1993 a 1997, fotografando atividades teatrais, passeatas, eventos comemorativos, casamentos e formaturas. Reiniciou suas atividades como fotógrafo profissional em 2010, ministrando um curso básico de fotografia na Casa da Infância Estrela da Manhã. Ainda em 2010 participou da organização de concursos fotográficos e foi curador das referidas obras fotográficas, atividade que repetiu em 2011 com fotografias na cidade de Montreal.

Leia Também

Últimas Notícias