quinta, 18 de abril de 2024
Transformações

O trabalho pelo cinema é tema de atividade gratuita na UFSCar

Encontros abordarão, a partir do cinema, as transformações do mundo do trabalho no contexto do capitalismo

27 Jul 2018 - 07h55Por Redação
O trabalho pelo cinema é tema de atividade gratuita na UFSCar - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A partir do mês de agosto, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o curso de extensão "O Trabalho pelo Cinema - O retorno", oferecido na modalidade de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe). A iniciativa objetiva discutir e analisar, a partir do cinema, as transformações do mundo do trabalho no contexto do capitalismo. O intuito é demonstrar que o trabalho tem papel chave na constituição das identidades e das diversas formas de sociabilidade, e são muitos os filmes, desde os primórdios do cinema, que tratam dessa temática.

Ao longo dos encontros semanais, a Aciepe abordará tópicos como trabalho industrial, trabalho e imigração, trabalho e adoecimento, trabalho precário, a nova lógica empresarial, trabalho ilegal/informal, trabalho e gênero, entre outros, que serão discutidos, com base em diversas produções cinematográficas.

O primeiro encontro acontece no dia 16 de agosto, a partir das 12 horas, no auditório do Departamento de Sociologia (DS), localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. A atividade é gratuita e voltada a pesquisadores do tema do trabalho nas áreas de Humanidades, Saúde e Engenharias, bem como membros de movimentos sociais, sindicatos e organizações não governamentais (ONGs), entre outras pessoas interessadas.

As vagas são limitadas e a inscrição de pessoas da comunidade externa será realizada no primeiro encontro, momento em que também será divulgada a dinâmica completa da Aciepe. Já os estudantes de graduação da UFSCar deverão se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), observando os prazos definidos no calendário acadêmico.

A atividade tem como equipe responsável a professora Aline Suelen Pires, do DS, Amanda Coelho Martins Voltarel e Giulianna Bueno Denari, doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail otrabalhopelocinema@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias