quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

Neste sábado: Jazz no Projeto Tom Maior do Centro Cultural

24 Fev 2012 - 17h10

O Projeto Tom Maior do Centro Cultural da USP-São Carlos convidou os músicos João Hanai (sax), Murilo Barbosa (piano) e Felipe Côrtes (contrabaixo) para uma sessão de Jazz neste sábado, dia 25 de fevereiro, às 19h30. O repertório do trio conta com composições de Tom Jobim, Mocir Santos, Milton Nascimento, Charlie Haden e Karl Michael.
 
Murilo Barbosa - piano
 
Pianista, produtor e arranjador nascido em Londrina (PR) e radicado em São Carlos (SP), com vasta experiência em grupos de música popular brasileira e jazz. Gravou seu primeiro disco (Misturada, 2004) de forma independente com seu grupo Londrina Jazz Trio e atualmente prepara seu primeiro trabalho solo com composições voltadas ao universo do jazz e da música brasileira. É pianista do Quarteto Descobertas, grupo que já fez quatro turnês pela Europa e se prepara para lançar o segundo DVD ao vivo, contendo arranjos inovadores para canções eruditas e populares da música brasileira. É atualmente diretor musical de vários projetos artísticos no interior de São Paulo e arranjador freelancer. É também jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e publica textos em um blog autoral - Etc & Jazz (www.etcjazz.blogspot.com), com publicações em vários jornais e revistas da região, além de ser produtor do programa semanal ETC & Jazz, transmitido pela Rádio UFSCar FM (95,3 Mhz). Tem se apresentado em dueto com o guitarrista e violonista Thiago Carreri, de São Carlos (SP), desde abril de 2009, em uma busca pela beleza dos timbres e texturas do piano com a liberdade de expressão do violão, recriando músicas da MPB, sucessos internacionais e standards de jazz.

João Hanai - saxofone
 
Depois de uma longa carreira como professor da USP e músico diletante, passa agora a cultivar com mais liberdade sua paixão pela Música, especialmente pelo jazz, participando de apresentações com diversos grupos como Unicep Jazz Combo, Nó na Madeira, Jazz a Dois, e como freelancer juntamente com amigos em formações variadas. Cursou durante um ano o Conservatório de Tatuí no curso de MPB-Jazz e graduou-se em Música-Saxofone na Allegro Escola Técnica de Música. Participou também do grupo de choro Feitio de Oração e da Orquestra de Câmara de São Carlos.
 
Felipe Côrtes - contrabaixo
 
Nasceu em São Carlos-SP, formou-se no Conservatório de Tatuí no curso de MPB-JAZZ, morou também em Curitiba onde cursou dois anos de Bacharelado em Música Popular pela Faculdade de Artes do Paraná; lá trabalhou com gravações, aulas e shows, com: Oliver Pellet ("Amanã" CD gravado), Waltel Branco, Raul de Souza, Léa Freire, Vinícius Dorin, André Marques, Ricardo Verocai, Conservatório de MPB, entre outros. Atualmente vive em São Carlos, onde se formou em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e trabalhou como bolsista escrevendo arranjos para um duo de clarinete e piano, como programador da Rádio UFSCar e como tutor de percussão de um projeto de samba. É professor da escola Toca do Futuro e do projeto Sementes da Toca, além de tocar com a banda de música latina Cubanistas, com quem fez shows com Pedro la Colina.

O evento é gratuito e conta com o apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Será observada a ordem de chegada. 
 
Acesso ao Centro Cultural pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.
 
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9106
E-mail: ccsc.cultura@sc.usp.br
FOTO: http://www.saocarlos.usp.br/images//cc_tommaior.jpg

Leia Também

Últimas Notícias