quinta, 28 de março de 2024
Entretenimento

Mostra na UFSCar visa propor um novo olhar sobre ciência e a arte

09 Jul 2016 - 07h15Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Com o objetivo de propor ao público um novo olhar sobre a ciência e a arte, até o dia 30 de julho, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a exposição "Simetrias e Assimetrias: construção e desconstrução da matéria do ponto de vista da nanoarte". A mostra, composta por vídeos e fotos, é resultado de um experimento produzido no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC) do Departamento de Química (DQ) da Universidade. As imagens que compõem a instalação foram feitas a partir de um microscópio eletrônico de transmissão, utilizando como matéria-prima nanopartículas. A exposição apresenta relações entre simetria, assimetria, visibilidade e invisibilidade destas nanopartículas.

As ligações entre arte, ciência e tecnologia vêm sendo cada vez mais discutidas e problematizadas tanto no Brasil quanto internacionalmente. Tal problematização apresenta como resultado um número crescente de pesquisas nas universidades brasileiras, evidenciando a importância da investigação nessa área, a qual se concretiza em diferentes âmbitos do conhecimento. A abordagem da exposição situa-se no aprofundamento dessa questão relacionada à divulgação científica por meio de um diálogo reflexivo entre arte, ciência e tecnologia, em particular sobre o que envolve nanoarte e ciência.

Durante o período da exposição, são oferecidas visitas monitoradas pelo pesquisador Luiz Antonio Garcia Diniz, que realiza seu pós-doutorado no Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LabI), da UFSCar, a escolas de Ensino Básico, momento em que os alunos terão contato com imagens e vídeos e conhecerão conceitos básico sobre nanoarte e nanotecnologia. As escolas interessadas podem agendar visitas com o Departamento de Ação Cultural da BCo pelo telefone (16) 3351-8747.

A exposição, que ocorre no piso 1 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas e, a partir do dia 11 de julho (período de férias), das 8 às 20 horas; aos sábados, o horário para visitação é das 8 às 14 horas. Também, como parte da exposição, está disponível o site www.nanotecnociencia.ufscar.br, que contém imagens, sendo algumas delas interativas a partir das quais os visitantes podem construir novas formas e fazer o download delas, além de vídeos, publicações científicas e outras informações.

Leia Também

Últimas Notícias