sábado, 20 de abril de 2024
Entretenimento

Mês da Consciência Negra terá programação especial

09 Nov 2010 - 17h57

Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, a Prefeitura de São Carlos, via Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria de Cultura e a Teia-Casa de Criação realizam uma série de atividades voltadas para o tema.

A programação, entre outras atividades, terá como destaques o segundo módulo com o tema Educação para as Relações Étnico Raciais em propostas para ações em 2011, em continuidade ao primeiro realizado em março de 2010 chamado “Quão Negro Somos”; e a presença de Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, que estará em São Carlos dia 11 de novembro falando para educadores da Rede Municipal sobre a abordagem da cultura negra em sala de aula. Zulu Araújo também participará de atividade comemorativa na CEMEI Vicente Keppe no mesmo dia. “O grande desafio que nós temos é a implantação da lei nº 10.639 que torna obrigatório o ensino da cultura africana” diz a secretária da Educação, Lourdes de Souza Moraes.

A maioria das atividades será aberta ao público e gratuita. “A importância do evento está em consolidar na Rede Municipal as questões relativas à temática da cultura negra na escola pública” declara a assessora de Planejamento Pedagógico e Projetos Especiais, Ana Laura Junqueira.

Zulu Araújo – Edvaldo Mendes Araújo, conhecido por Zulu Araújo, tem 55 anos e acumulou experiência na gestão de programas culturais voltados para negros. Entre outros cargos, foi conselheiro do Olodum e assessor especial da Secretaria de Cultura da Bahia. Ele foi responsável pelas atividades de comemoração dos 300 anos de Zumbi, em 1995. Ele assumiu a presidência da Fundação Cultural Palmares em março de 2007, órgão do qual já fazia parte da diretoria desde 2003. Atualmente ele é presidente da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura

Programação

Dia: 11/11 (quinta-feira)
Horário: 19h – 21h30
Local: Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”
Endereço: Rua D. Alexandrina, 844, Centro (esquina da Rua 13 de maio)
Atividades:
•    Lançamento do livro “Pelas Águas Mestiças da História: uma leitura de O Outro Pé da Sereia, de Mia Couto”, de autoria de Luana Antunes Costa. Abertura da exposição “Alumbramentos: água, cor, palavra” com ilustrações de Lauro Monteiro, que mostra o processo gráfico que deu origem à capa do livro. Atividade aberta ao público em geral.
•    Workshop “Entre a estória e a história – produção literária e contexto histórico moçambicano”, com a autora do livro, Luana Costa. Atividade para inscritos.

Dia: 12/11 (sexta-feira)
Horário: 19h – 22h
Local: Auditório da FESC
Endereço: Rua São Sebastião, 2828, Vila Nery
Atividades:
•    Relato de experiências de implementação da lei 10.639/03 - Palestrantes: Profª. Silvia Helena Seixas (Instituto Plural – Ribeirão Preto); Silvany Euclênio Silva (Centro Cultural Orunmilá – Ribeirão Preto) Atividade aberta ao público em geral.

Dia: 04/12
Horário: 9h – 17h – Almoço para os participantes incluído na programação.
Local: Teia – Casa de Criação
Endereço: Rua Rui Barbosa, 1950, Vila Elizabeth
Atividades:
•    Manhã: oficina de jogos africanos, com Prof. Fabiano Maranhão. Tarde: roda de conversa sobre ações na rede em 2011, avaliação do Módulo I e propostas dos participantes, com mediação de Prof.ª Ms. Francisca de Lima Constantino Prof. Paulo Alberto dos Santos Viera. Atividade para inscritos.

Leia Também

Últimas Notícias