sexta, 29 de março de 2024
Divertimento garantido

Literatura de terror e histórias em quadrinhos estão entre os temas da Semana do Livro e da Biblioteca do SESI-SP

A criadora da série de livros "Os Detetives do Prédio Azul", Flávia Lins e Silva, também participará da SELIBI, com encontros online

24 Set 2021 - 08h14Por Redação
Flávia Lins e Silva, realizará uma palestra com o tema Criando mundos através dos livros para as crianças - Crédito: DivulgaçãoFlávia Lins e Silva, realizará uma palestra com o tema Criando mundos através dos livros para as crianças - Crédito: Divulgação
A Semana do Livro e da Biblioteca (SELIBI), evento literário da rede escolar SESI-SP, segue para mais cinco dias de palestras e mesas de debate. Após receber nomes como Pedro Bandeira, Laurentino Gomes e Gabriel o Pensador, a programação de 27 de setembro a 1º de outubro contará com uma série de encontros com temáticas como histórias em quadrinhos, literatura de terror, além de uma palestra com Júlio Emílio Braz, autor homenageado da Selibi 2021.

Para quem curte quadrinhos, a mesa Da história à construção de HQs: Embarque neste universo!, na segunda-feira, 27/9, às 14 horas, vai ser especial. Estarão reunidos nesta live André Caramuru Aubert, historiador, autor, tradutor e escritor de livros e HQs; Fernando Paz, tradutor da HQ "Valerian" (SESI-SP Editora); Clayton Junior, autor e ilustrador dos Romances Gráficos (Graphic Novels) "Selvagem" e "10 Passos até Nada"; além de Thiago Ossostortos, quadrinista e ilustrador de títulos como "Os Últimos Dias do Xerife".

Outro destaque do evento, a mesa de debates Literatura de Terror: Você tem medo do quê?, programada para o dia 30/9, 10h30, contará com nomes como Regina Drummond, autora de livros infantis e vencedora do Prêmio Jabuti, e Flávia Muniz, escritora de livros infantojuvenis (mais de três milhões de exemplares vendidos) e criadora de roteiros para o programa Bambalalão, da TV Cultura.

Também entre as atrações, a criadora das séries de livros "Os Detetives do Prédio Azul" e "O Diário de Pilar", Flávia Lins e Silva, realizará uma palestra na terça, 28/9, às 14 horas, com o tema Criando mundos através dos livros para as crianças.

Autor homenageado

O ilustrador e escritor de literatura infantojuvenil Júlio Emílio Braz é o homenageado desta edição da SELIBI. Com mais de 180 livros publicados, o autor iniciou a carreira como roteirista de histórias em quadrinhos, escreveu romances de faroeste e quadros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo.

"Pretinha, eu?", "Felicidade não tem cor", "Crianças na Escuridão" e "Saguairu", seu primeiro livro, pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti em 1988, são algumas de suas obras destinadas a crianças e adolescentes. O autor vai fazer a palestra de encerramento do evento no dia 1º de outubro, às 10h30.

As lives estão sendo realizadas no canal do SESI São Paulo no Youtube, com tradução em Libras. Os encontros da primeira semana de Selibi, de 20 a 24 de setembro estão todos disponíveis para exibição a qualquer momento.

Sobre a Semana do Livro e da Biblioteca (SELIBI)

Pela primeira vez aberto ao público em geral, o evento direcionado aos alunos da rede escolar Sesi São Paulo realiza em 2021 sua nona edição.

Partindo de um tema central - tecnologia, livro e a biblioteca - e de um autor homenageado - Júlio Emilio Braz em 2021 -, essa semana vai além de sequenciar atividades para estimular a leitura, a produção literária e cultural e a criatividade.

Com temáticas variadas abrangendo todo o universo literário, a Semana do Livro e da Biblioteca (SELIBI) promove a inclusão estudantil ancorada no próprio repertório do aluno e ampliação de seu capital cultural: novas literaturas, novas produções artísticas e outras tantas maneiras de ler o mundo e de ser lido também.
 
Semana do Livro e da Biblioteca (SELIBI) 2021
PROGRAMAÇÃO

De 27 de setembro a 1 de outubro

27/9, 14h
Mesa: Da história à construção de HQs: Embarque neste universo!
Palestrantes:
• André Caramuru Aubert | Historiador, autor e tradutor com mais de oito livros escritos, além de diversas HQs.
• Clayton Junior | Ilustrador, designer de animação e cartunista. Destaque para os Romances Gráficos (Graphic Novels) "Selvagem" e "10 Passos até Nada".
• Thiago Ossostortos | Quadrinista e ilustrador, vencedor do 31º Troféu HQ Mix na categoria Melhor Publicação Independente com "Os Últimos Dias do Xerife".
• Fernando Paz | Ator e tradutor com mais de nove traduções de livros. Destaque para a tradução da HQ "Valerian", publicada pela SESI-SP Editora.
Evento em parceria com a Sesi-SP Editora

28/9, 14h
Palestra: Criando mundos através dos livros para as crianças
Palestrante:
• Flávia Lins e Silva | Escritora, jornalista, roteirista e documentarista. Criadora das séries de livros "Os Detetives do Prédio Azul" e "O Diário de Pilar".

29/9, 11h
Palestra: Da oralidade à escrita: os encantos da literatura
Palestrantes:
• Cesar Obeid | Escritor, palestrante, cordelista, contador de histórias, poeta, dramaturgo e chef de cozinha vegano.
• Anna Claudia Ramos | Escritora, pesquisadora, professora, mestra em Ciência da Literatura. Possui mais de 80 livros publicados, de linguagem poética e acessível.

30/9, 10h30
Mesa: Literatura de Terror: Você tem medo do quê?
Palestrantes:
• Heloisa Prieto | Escritora, pesquisadora cultural e tradutora. Autora de dezenas obras de ficção e fantasia.
• Regina Drummond | Autora de livros infantis, contadora de histórias e tradutora. Vencedora do Prêmio Jabuti.
• Flávia Muniz | Escritora de livros infantojuvenis (mais de três milhões de exemplares vendidos). Foi criadora de roteiros para o programa Bambalalão, da TV Cultura.
Evento em parceria com a Sesi-SP Editora

1/10, 10h30
Encerramento
Palestrante:
• Júlio Emílio Braz | Homenageado da SELIBI 2021 o autor possui mais de 180 livros publicados.

Leia Também

Últimas Notícias