sexta, 19 de abril de 2024
Na UFSCar

Ídolos do rock e pinturas são retratadas por pessoas com deficiências

Mostras são gratuitas e podem ser visitadas até o dia 21 de julho, na Biblioteca Comunitária da Universidade

05 Jul 2018 - 10h53Por Redação
Ídolos do rock e pinturas são retratadas por pessoas com deficiências - Crédito: Adriana Arruda/CCS-UFSCar Crédito: Adriana Arruda/CCS-UFSCar

Até o dia 21 de julho, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta a exposição "Ídolos do rock antigo", de autoria da artista plástica e professora de artes, Lívia Maria Rodrigues, proprietária do Ateliê de Pintura e Artesanato Anastácia, localizado em Araraquara (SP). A mostra reúne telas que homenageiam oito artistas do rock: Bon Scott, Freddie Mercury, Janes Joplin, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Kurt Cobain, Ozzy Osbourne e Renato Russo. "A ideia surgiu de um grupo de amigos que apreciam o rock antigo e seus ídolos, considerando-os imortais. Com isso, produzi este material para demonstrar que a arte é um modo de eternizar ídolos, músicas e momentos", sintetiza Rodrigues. As telas estão disponíveis para visitação no Piso 2 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Outra mostra aberta para visitação na Biblioteca é a "Cor e Forma", com telas e cerâmicas de autoria de quatro alunos do Ateliê Anastácia, sendo três com Síndrome de Down - Bruno Sassaki, Cintia Pereira Lira e Mariana Rosalino - e uma pessoa com déficit intelectual leve - Tatiane Linjardi. As obras revelam pinturas variadas, com paisagens e objetos, repletas de cores. "De um modo geral, a arte desenvolve o ser em três dimensões: sinestésica, intelectual e emocional. A elaboração dessas artes proporcionou uma experiência muito positiva aos alunos. Ao longo do processo, eles visualizaram cores, tocaram objetos, manusearam lápis e pincel, tentaram corrigir traços e formas, conheceram e criaram. Também desenvolveram concentração, disciplina, estado de calma e tranquilidade, equilíbrio, ligação com o belo e com o bom, o que trouxe um bem, um gostar e um viver mais feliz", destaca a artista plástica. Essa mostra se encontra no saguão principal da Biblioteca.

As exposições são gratuitas, abertas ao público e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, entre 8 e 14 horas.

Leia Também

Últimas Notícias