quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

Filarmônica da USP apresenta “As Quatro Estações” no Municipal

19 Abr 2016 - 16h31Por Rui Sintra/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Inserido na série de concertos "USP/Prefeitura de São Carlos" - temporada 2016, realiza-se no próximo dia 27 de abril, a partir das 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos, o 58º Concerto da USP - Filarmônica, com a interpretação de "As Quatro Estações", de Antonio Vivaldi (1678-1741), sob a regência do maestro Prof. Rubens RussomannoRicciardi e com a participação da solista Maressa Portilho, em violino.

A programação deste concerto está organizada da seguinte forma:

As Quatro Estações - da obra "O confronto da harmonia e da invenção" - Op. 8 (Amsterdam, 1725);

Nº 1 PRIMAVERA

I - Allegro

II -Largo

III - Allegro

Nº 2 VERÃO

I - Allegro non molto - Allegro

II - Adagio

III - Presto

Nº 3 OUTONO

I - Allegro

II - Adagio molto

III - Allegro

Nº 4 INVERNO

I - Allegro non molto

II - Largo

III - Allegro

Maressa Portilho (violino) nasceu em Resende, em 1995, tendo iniciado seus estudos de violino aos 7 anos e ingressado nesse mesmo período no Projeto Música nas Escolas e na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, onde estudou e atuou como violinista até a temporada de 2012, sempre sob direção do maestro Vantoil Souza, seu pai.

Participa de vários festivais de música pelo Brasil, tais como MIMO (Olinda), Música de Santa Catarina (FEMUSC), Música de Curitiba, Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Ilumina e também  CAP Program (Califórnia InstituteofArts), nos Estados Unidos,recebendo orientação de mestres como Leon Spierer, Marcello Guerschfeld, WilliamFedkenheuer, Emmanuele Baldini e Elisa Fukuda.

Participou, também, de masterclass comPinchas Zukerman e PatinkaKopec. Já se apresentou no Theatro Municipal e Sala Cecília Meirelles (Rio de Janeiro), Sala São Paulo (São Paulo), Canergie Hall (Nova York), e esteve sob a regência de maestros como Apo Hsu, Alastair Willis, Giancarlo Guerrero e Marin Alsop, entre outros. Como solista já atuou com as orquestras de Barra Mansa  (2013 e 2014), Jovem do Festival Internacional de Música de Belém e Sinfônica da UFRJ.

É violinista do Quarteto da Guanabara desde 2013. É aluna do Bacharelado em Violino pela Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro, da classe de Daniel Guedes. Recentemente venceu o Concurso de Jovens Solistas realizado pela Orquestra Sinfônica da UFRJ (sob direção de André Cardoso e Ernani Aguiar).

Este evento cultural conta com os apoios de todos os órgãos dirigentes da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos - USP, numa organização conjunta do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prefeitura Municipal de São Carlos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e, principalmente, do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

As entradas para este concerto - bem para como para todos os outros inseridos na Série "Concertos USP / Prefeitura de São Carlos", temporada 2016, serão livres e gratuitas, não sendo necessária a aquisição e/ou apresentação de convites ou ingressos, procedendo-se a entrada ao concerto por ordem de chegada.

Nesta nova temporada não serão distribuídos folders com a programação dos concertos, estando os mesmos disponíveis aos interessados, em breve, para download, no site do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), no endereço www.ifsc.usp.br

Leia Também

Últimas Notícias