terça, 16 de abril de 2024
Entretenimento

Festival CONTATO chega à nona edição

Evento musical acontece esta semana em São Carlos e novamente ocupa o Parque do Bicão durante dois dias de muito som

15 Out 2015 - 12h13Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Festival Multimídia Colaborativo CONTATO já um dos eventos culturais mais esperados do ano em São Carlos. Com uma programação eclética e voltada para as diversas linguagens da produção artístico-cultural da atualidade, o CONTATO se consolidou como um articulador de produtores, artistas, pesquisadores e o público interessado no que há de mais novo na música, cinema, novas mídias, e diversas outras linguagens e suportes que ganham destaque a cada ano.

Para este ano o Festival traz uma extensa programação de 6 dias, de 13 à 18 de Outubro, que contempla debates, oficinas, encontros temáticos, performances, instalações, projeções, sessões de filmes, muitos shows. A cada edição um tema pertinente aos acontecimentos atuais, sentimentos coletivos e/ou momento de produção e desenvolvimento do projeto é eleito para guiar a identidade visual e programação do Festival. O tema escolhido para o 9º CONTATO é TRANS. A proposta é pensar o termo como um dos definidores da sociedade contemporânea, abordando as diversas possibilidades que o mesmo propõe - sempre relacionadas às ideias de movimento, cruzamento, atravessamento, limite.

A abertura do Festival, que aconteceu no dia 13, no Teatro Municipal de São Carlos, com o show de lançamento do trabalho Língua da cantora pernambucana Alessandra Leão Composto por três EPs, Pedra de Sal, Aço e Língua, o seu show no Festival CONTATO foi primeiro a apresentar a trilogia completa e contou com o apoio do Programa de Apoio à Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Oficinas e debates vêem ocupando diversos espaços da cidade e nesta sexta-feira conta com o show do cantor Rafael Castro no SESC São Carlos.

Quanto aos locais, o Festival ocupa diversos equipamentos culturais na cidade e no final de semana ele retorna para o Parque do Bicão, onde em 2014 deixou uma forte marca com uma ocupação inédita. Local pouco utilizado para ações culturais na cidade, mas que mostrou um ótimo potencial e agregou mais de 20 mil pessoas em 3 dias de atividades. "Somos apaixonados pelo Bicão e gostaríamos de realizar atividades no parque durante todo o ano. Estamos buscando diversos parceiros para fazer com que o parque siga melhorando e tenha uma programação cultural permanente" afirma Ricardo Rodrigues, diretor geral do CONTATO.

Serão dias intensos de imersão na nova música, esta é a proposta da programação musical que vai ocupar o Parque do Bicão em São Carlos no final de semana da nona edição do Festival CONTATO. Com dois palcos instalados no parque e shows intercalados sem intervalo, serão 7 atrações por dia começando às 16h da tarde. A programação de sábado se mostra mais indie e conectada com a nova geração do rock brasileiro que esteve entre os grandes destaques na música deste ano e finaliza com Tulipa Ruiz apresentando seu novo disco "Dancê". Já no domingo, a programação marcada pela diversidade que mistura a música brasileira com influências africanas e latinas, tradicionais e modernas, e termina com o cartártico e enérgico show do grupo Aláfia de São Paulo que também acaba de lançar o disco "Corpura".

Performances, oficinas para todas as idades no Contatinho e no Contatão, Feira de Economia Solidária e Criativa, Projeções e o lindo cenário composto pelo Parque, estruturas criativas e o público prometem deixar um marco na história do Festival, e a programação completa pode ser conferida no site do evento: www.festivalcontato.com.br.  

O Festival CONTATO é uma produção do INSTITUTO CONTATO e conta com a co-produção de diversos agentes culturais da cidade, tem como player oficial a DEEZER, é filiado à Rede Brasil de Festivais e recebe o importante apoio do SESC São Carlos, da UFSCar e da Prefeitura Municipal de São Carlos.

SERVIÇO:

9º CONTATO - Festival Multimídia Colaborativo

13 a 18 de outubro de 2015

São Carlos - SP

www.festivalcontato.com.br

A programação completa dos palcos CONTATO e ARENA ficou assim:

Sábado 

PALCO CONTATO 

Song and Dance Men

Maglore (BA)

Boogarins (GO)

Tulipa Ruiz (SP)

PALCO ARENA

Quarto Negro (SP)

Inky (SP)

Aeromoças e Tenistas Russas (São Carlos)

Domingo

PALCO CONTATO

Gabi Milino (São Carlos)

Francisco, el hombre (Campinas)

Indee Styla (ESP)

Aláfia (SP)

PALCO ARENA

Figueroas (AL)

Jaloo (PA)

Rico Dalasam + Tássia Reis (SP)

Leia Também

Últimas Notícias