quarta, 24 de abril de 2024
Entretenimento

Família são-carlense terá Folias de Natal no Sesc São Carlos

Dueto Tempo de Brincar apresentará um espetáculo gratuito neste sábado na área de convivência externa

15 Dez 2017 - 13h45Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Um evento próprio para o final do ano, que evoca o espírito natalino, composto de um espetáculo que será apresentado pelo dueto Tempo de Brincar. Um show para toda a família.

Trata-se do Folias de Natal, que será neste sábado, 16, a partir das 16h30, na área de convivência externa do Sesc São Carlos. O evento é gratuito e os lugares são limitados.

FESTAS E TRADIÇÕES

Folias de Natal traz uma recriação alegórica inspirada nos diversos elementos presentes nas festas e tradições populares do Ciclo Natalino que ocorrem em várias regiões do Brasil.

Tudo começa com uma cantoria trazendo os foliões, que chegam pedindo licença ao dono da casa para presentear a todos com suas canções. O auto vai se desembrulhando com a participação do público, que brinca com os bonecos, adereços e mamulengos, e com a trilha sonora original criada a partir de ritmos tradicionais como a Folia de Reis, o Catira, as toadas e cantigas de roda executadas ao vivo com arranjos para viola caipira, flauta transversal, percussão e violão.

A narrativa baseada em contos tradicionais traz uma aranha, que na noite de Natal salva o menino Jesus da perseguição dos soldados de Herodes. Assim, os palhaços das Folias de Reis e os personagens das procissões aparecem em forma de arquétipos, brincando com o profano e o sagrado, numa forma de celebração coletiva... um momento de agradecer pela graça de estar vivo, desejar paz, renovar nossas crenças e reafirmar nossos laços.

Que todos sejamos foliões, e que o tempo seja sempre o Tempo de Cantar, Festejar e de Brincar!

O CD FOLIAS DE NATAL

Lançado em 2005 - o CD Folias de Natal, da Cia Tempo de Brincar recebeu em 2014 uma nova edição com novos arranjos e canções, com composições originais inspiradas nas Folias de Reis e festas tradicionais do ciclo natalino, trazendo ritmos como Folias de Reis e do Divino, Catira, Cantigas e Moda de Viola

As Folias de Reis são grupos que, durante os meses de dezembro e janeiro vão de casa em casa arrecadando ofertas para a Festa do Dia de Reis. Em cada região do Brasil existe uma folia diferente, mas todas elas têm a mesma intenção; agradecer pela graça de estar vivo, desejar paz e alegria ao povo e pedir proteção e sabedoria a Deus.

Leia Também

Últimas Notícias