sexta, 19 de abril de 2024
Entretenimento

Exposição “Volta pra Cuba” retrata fotos da ilha dos Irmãos Castro

21 Mai 2016 - 12h41Por Redação
Bairro de Vedado, em Havana, vista do alto de um prédio. Foto: David C. Fugazza - Bairro de Vedado, em Havana, vista do alto de um prédio. Foto: David C. Fugazza -

Apesar de estar localizada na América Central, Cuba esteve presente em todas as manifestações contra o governo da presidenta afastada Dilma Rousseff. O País que é comandado por um dos heróis da Revolução Cubana, Raul Castro, provoca amor e ódio em pessoas, que muitas vezes desconhecem da sua posição geográfica. E é com o objetivo de apresentar ao brasileiro um pouco mais dessa ilha tão comentada, que o jornalista David Chaves Fugazza expõe a partir de hoje (20), no Centro Público de Economia Solidária, em São Carlos a exposição de fotos "Volta pra Cuba". 

A exibição inédita é composta por imagens do povo cubano, dos muros e placas de publicidade do governo revolucionário e outras peculiaridades do País, que sofre com o embargo econômico e financeiro imposto pelos Estados Unidos há mais de meio século.

As fotos são frutos da realização de um sonho antigo do autor. "Eu leio sobre Cuba há muitos anos e precisava conhecer aquele país, impar, com meus próprios olhos. Dessa forma, consigo trazer para as pessoas um pouco mais sobre a realidade deles. Durante as manifestações eu ouvia as pessoas pedindo para os governantes voltarem para Cuba e tive certeza de que elas realmente desconheciam a história de luta daquele País", argumentou Fugazza.

Uma das frases mais conhecidas de Che Guevara refletida do prédio do Ministério dos Transportes, em Havana. Foto: David C. FugazzaO jornalista passou 15 dias em Cuba, morando na casa de cubanos, registrando imagens e conversando com pessoas de todos os sexos, profissões e escolaridade. " Aquele País é surpreendente e encantador, o povo é alegre e muito escolarizado. Eles são capazes de conversar sobre os mais diversos temas mundiais. Apesar da precariedade que se encontram os carros e os edifícios, eles têm plena consciência do bem que a Revolução Cubana fez ao País, principalmente para a educação, saúde e segurança. Mas eles também sabem pontuar com exatidão como a Ilha poderia melhorar, completou o fotografo, que ficou encantado com o amor pelo basebol e aos times Real Madrid e Barcelona. 

A mostra faz parte da terceira edição da Conferência de Economia Solidária de São Carlos.  

EXPOSIÇÃO VOLTA PRA CUBA

Local: Centro Público de Economia Solidária - Rua José Bonifácio 885- São Carlos- SP

Sábado (21), das 8hs às 17h

Leia Também

Últimas Notícias