sábado, 20 de abril de 2024
Entretenimento

Exposição na UFSCar reúne cartazes de filmes clássicos do período de 1930 a 1970

12 Mar 2016 - 06h25Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou, este mês, a "Exposição Luz, Câmera, Ação!!!", que reúne cartazes, folhetos e folders de filmes exibidos entre as décadas de 1930 e 1970. As peças pertencem à coleção da Federação do Teatro Amador do Centro do Estado de São Paulo (Fetac). A coleção integra o acervo da UEIM e foi adquirida por meio de doação.

Entre os filmes com materiais contemplados na Exposição estão sucessos nacionais e internacionais como "O Poderoso Chefão", "A Fantástica Fábrica de Chocolate", "Planeta dos Macacos", "Tempos Modernos", "Funny Girl", "Jeca Tatu", "Life is a Cabaret", "2001 - Uma Odisséia no Espaço", "A Carrocinha", "Rio, Amor & Verão", "Jack, o Estripador", "Casablanca", entre outros.

De acordo com o bibliotecário documentalista da UEIM, Ricardo Biscalchin, o objetivo do evento é disseminar o acervo da UEIM e proporcionar um espaço para disseminação do conhecimento e valorização da memória por meio da exibição desses cartazes, folders e folhetos antigos. Além disso, a Exposição busca apresentar à comunidade acadêmica e externa um pouco da cultura presente no cinema.

Além dos cartazes, a Exposição também apresentará alguns clássicos cinematográficos. No dia 14 de março, segunda-feira, será exibido o filme "A Fantástica Fabrica de Chocolate" em sua primeira versão (1971). No dia 17 de março, quinta-feira, é a vez de "Planeta dos Macacos", também em versão original (1968). As sessões, com entrada gratuita, terão início às 14h30 e acontecem no Auditório da UEIM, no Centro de Ciências Humanas (CECH), localizado na área Sul do Campus São Carlos.

A "Exposição Luz, Câmera, Ação!!!" fica aberta ao público até junho e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na UEIM. A entrada é gratuita.

Leia Também

Últimas Notícias