terça, 16 de abril de 2024
Entretenimento

Exposição na UFSCar mostra a ação dos fungos

07 Jul 2016 - 15h09Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Até o dia 15 de julho, o Laboratório de Bioquímica Micromolecular de Microorganismos (LaBioMMi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta a exposição "A batalha dos fungos". A mostra é fruto de um projeto de extensão educacional do Laboratório e reúne os trabalhos desenvolvidos em conjunto com a Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, no primeiro semestre deste ano.

O projeto de extensão, intitulado "A batalha dos fungos: revisitando o experimento de Fleming para despertar vocações nas áreas de química, biologia e biotecnologia de fungos filamentosos em alunos do ensino médio", além de aproximar universidade e escola, visa auxiliar os alunos no aprendizado de ciências, com destaque para as disciplinas de microbiologia e química, além de mostrar o potencial biotecnológico dos microrganismos.

"A Escola Sebastião de Oliveira Rocha possui 'disciplinas eletivas', as quais são apropriadas para essa atividade. A escola tem uma filosofia pedagógica diferenciada de formação integral e aceita alunos de uma pluralidade de classes socioeconômicas", explica o professor do Departamento de Química (DQ) da UFSCar e coordenador do projeto, Edson Rodrigues Filho, justificando a escolha da escola para a execução das ações. "Todas as práticas são desenvolvidas de forma que os participantes sejam os protagonistas da descoberta científica e são estimulados a ter novo olhar para o mundo, o qual oferece inúmeras possibilidades de atuações profissionais", completa.

Entre as atividades do projeto, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o DQ, onde puderam vivenciar a rotina de trabalho de diversos laboratórios de pesquisas e, também, visitar a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar. Outra visita aconteceu no dia 27 de junho, no Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus); lá, os alunos presenciaram as inúmeras pesquisas desenvolvidas para combater as doenças e pragas na citricultura.

O projeto é conduzido pelo professor Edson e pela pesquisadora de pós-doutorado do LaBioMMi, Luciana da Silva Amaral, com a participação de alunos de graduação e pós-graduação do LaBioMMi. "Além de orientar os alunos do ensino médio, em experimentos desenvolvidos nos laboratórios da própria escola, os alunos da UFSCar também ministram aulas e seminários sobre os temas abordados no projeto, com periodicidade semanal", conta Edson. A equipe que desenvolve o projeto ainda conta com as professoras Bárbara Guedes (área de química) e Juliana Monteiro Dias (língua portuguesa) da E. E. E. I Sebastião de Oliveira Rocha. O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, Fapesp, Fundecitrus, São Carlos Química, Accert! e Instituto Vita Nova.

SERVIÇO

A exposição é aberta ao público e acontece na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos, de segunda a sexta, das 7 às 22 horas e, a partir do dia 11 de julho (período de férias), das 8 às 20 horas; aos sábados, o horário para visitação é das 8 às 14 horas. Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas, acesse a página do Projeto no Facebook, em http://bit.ly/29itPsP.

Leia Também

Últimas Notícias