quinta, 25 de abril de 2024
Cultura

Exposição e oficina marcam novembro no Sesi São Carlos

05 Nov 2018 - 06h54Por Redação
Exposição e oficina marcam novembro no Sesi São Carlos -

Para o mês de novembro, o Sesi São Carlos anuncia dois eventos gratuitos e abertos a comunidade. Ambos com início previsto para o dia 10 de novembro, sábado.

As atividades serão o mural Divas no Divã, de Mariana Jorge e Maria Clara Feitosa, cujos trabalhos ficarão expostos nas paredes do ginásio poliesportivo.

Também está previsto uma Oficina Autorretrato, sob a responsabilidade de Madô, Menezes, Negana, MaJó e Omofio

As atividades iniciam-se às 14h.

Divas no Divã

Mural retrata artistas mulheres e seus pensamentos

O projeto tem como foco o empoderamento e a empatia de mulheres artistas urbanas profissionais através da arte, da experiência e do diálogo.  O que se quer é fortalecer as redes de apoio que se tecem de forma espontânea e que têm dado força para muitas mulheres enfrentarem os desafios que persistem em se apresentar. O mural é composto por retratos e citações dessas artistas, expressando seus maiores sonhos enquanto mulheres e profissionais. Uma mistura de fotografia, graffiti e tipografia retratando diversidades de raça, de classe e de identidade de gênero. São artistas retratando artistas, mulheres ouvindo e dando voz a outras mulheres, exercitando a empatia e o sentimento de comunidade através do afeto, da autoestima e da arte.

Pintura

As artistas

Mariana Jorge, graduada em desenho industrial pela FAAP e Mestre em Design pela FAU, é sócia da agência de design FIB e da editora Sê-lo, professora de pós-graduação na Unicamp e Senac. Desde 2015 utiliza as ruas como suporte da sua arte, que tem um pé no design gráfico e outro na fotografia. Sua técnica mais utilizada é o estêncil, trabalhando o mesmo sistema de sobreposição de retículas das impressoras jato de tinta e da serigrafia para os muros em grandes formatos.

Maria Clara Feitosa nasceu no Recife e mora em São Paulo desde 2015. Graduada em Medicina Veterinária pela UFRPE, iniciou na fotografia em 2010, se formou no Senac Lapa Scipião em 2016. Faz parte do Vertentes Coletivo – Fotografia, Design e Ilustração, e hoje pesquisa paisagens urbana e natural - suas interseções, seus distanciamentos e o que dizem - e retratos e autorretratos com colagem (prática e digital) e lambe-lambe.

Oficina Autorretrato

A oficina irá abordar, de formas teórica e prática, a criação de autorretratos em diferentes formas de graffiti: o stencil, o freestyle e a criação de personagens. Com o uso de técnicas distintas, será desenvolvido o passo a passo para a produção autoral e, através desta, promover o diálogo entre as cinco artistas de rua, Madô, Menezes, Negana, MaJó e omofio, e as participantes, trazendo à tona discussões sobre representatividade, autoestima e empoderamento.

Vagas: 60

Público-alvo: mulheres a partir de 14 anos, com o sem experiência artística

Carga horária: 4 horas

Inscrições: Podem ser realizadas antecipadamente na Secretaria Única do SESI São Carlos.

Rua Cel José A. de Oliveira Sales, 1325, Vila Isabel

Tel 16 33061054

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos antecipadamente na secretaria do SESI

Recomendação: usar trajes confortáveis e que possam sujar de tinta à base d’água

Leia Também

Últimas Notícias