quinta, 18 de abril de 2024
Para o público infantil

Evento da UFSCar une lançamento de livros e contação de histórias

Serão lançados de forma online "Teca: a bicicleta com rodas nas nuvens" e "A jornada dos maçaricos"

18 Mar 2021 - 07h17Por Redação
Objetivo não é contar uma história e sim divulgar a ciência de forma lúdica e prazerosa - Crédito: DivulgaçãoObjetivo não é contar uma história e sim divulgar a ciência de forma lúdica e prazerosa - Crédito: Divulgação

Era uma vez uma bicicleta que sonha em voar como as aves e três maçaricos que fazem uma longa jornada até chegar ao Brasil. Mas qual é a relação entre essas duas histórias? Ambas contam para o público infantil como as aves migratórias podem chegar até o nosso Cerrado e falam da importância da sua conservação. Os dois livros publicados pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) serão lançados no próximo dia 18 de março no formato online. Haverá contação de histórias inspiradas nos textos e ilustrações de Teca: a bicicleta com rodas nas nuvens, de Silvia Nassif Del Lama e Karl Makross, e da A jornada dos maçaricos, de Carolline Zatta Fieker e Matheus Gonçalves dos Reis.

"A produção desses livros foi prevista dentro de um projeto maior que coordeno denominado 'Aves migratórias no Cerrado: Educação e Comunicação', financiado pela US. Fish and Wildlife Service, uma instituição norte-americana. O projeto tem sido desenvolvido desde 2018 em cooperação com a FAI-UFSCar, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Instituto Florestal e a Diretoria de Ensino de São Carlos. Seu objetivo geral é promover a conservação do Cerrado e de seus visitantes: as aves migratórias, provenientes da América do Norte. A proposta de produção de dois livros de literatura infantil é original no sentido em que foram escritos e ilustrados por pesquisadores envolvidos no estudo das aves. É importante ressaltar que 450 desses livros serão distribuídos em 45 escolas públicas estaduais e municipais de São Carlos e região, sendo que, em dez dessas escolas, haverá contação de histórias e o trabalho de alguns conceitos biológicos com as crianças", explicou Del Lama, docente sênior pela UFSCar.

Em Teca: a bicicleta com rodas nas nuvens, Teca é uma bicicleta e é a narradora da história. Ela vive diversas aventuras com seu dono Téo, um menino apaixonado pelas aves. Teca sonha em voar como as aves e conhecer lugares distantes como as aves migratórias. No livro, são relatados alguns de seus encontros com aves migratórias, em passeios com Téo pelo Cerrado e redondezas da cidade. Ela conversa com suas amigas, as aves e bicicletas, sobre seus planos. O aspecto da aceitação pelos amigos daqueles que pensam diferente, dos sonhadores, também é trabalhado na trama. Será que Teca realizará seus sonhos? Só lendo o livro para saber.

Já A jornada dos maçaricos conta a história de três maçariquinhos-do-campo que nasceram nas pradarias da América do Norte e fizeram uma longa jornada até chegar ao Brasil. "No contexto fictício das aventuras e relações de amizade entre os diversos personagens, estão contidas informações ecológicas reais do que se conhece atualmente sobre as espécies e os ambientes naturais. A maior parte da história se desenvolve em uma das mais importantes áreas de parada durante a migração na vida real dessas aves, os campos do Cerrado brasileiro, onde os personagens principais ficam conhecendo diversas espécies e algumas peculiaridades do ecossistema", contou Fieker, doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar.

Como notado, nas duas obras, o objetivo não foi só contar uma história e sim divulgar a ciência de forma lúdica e prazerosa, contribuindo com a educação ambiental, o que exigiu pesquisa por parte dos autores. "Para o livro da Teca, os bancos de dados do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell nos EUA foram consultados para os aspectos biológicos das três espécies migratórias enfocadas no livro: a águia-pescadora, o maçarico-solitário e as andorinhas-de-bando", relatou Del Lama. Ela continua: "Como imaginar que uma ave viaja 1.2000 km, duas vezes ao ano? A motivação para voos tão distantes e regulares é a busca pelo alimento: elas voam para as Américas Central e do Sul para encontrar alimento no período de inverno na América do Norte. E o mais incrível é que, se você andar pelo Cerrado, você pode encontrar uma dessas visitantes!".

Na obra A jornada dos maçaricos foram pesquisados aspectos comportamentais das espécies e os tipos de ambientes que habitam. Também foram buscadas informações acumuladas na literatura científica sobre as rotas migratórias dos maçaricos, aspectos específicos da migração e sobre a biologia dessa espécie. Para isso, foi preciso consultar livros, muitos artigos científicos e material de divulgação de instituições ou organizações científicas, conhecimentos que muitas vezes são inacessíveis a boa parte da população, em vários casos por serem escritos na Língua Inglesa com uso de termos técnicos. "Acreditamos que boa parte das informações sobre migração abordadas na história é novidade para o público em geral. Poucas pessoas sabem que recebemos visitas de aves que vêm de tão longe, algumas se reproduzem na região polar no norte do Canadá e depois migram para a América do Sul. Além disso, o nosso Cerrado também pode ser considerado como um ‘ilustre desconhecido’, pois embora seja o segundo maior domínio vegetacional do Brasil - atrás apenas da Amazônia -, algumas de suas características são pouco divulgadas para a população", enfatizou Fieker.

Tendo em vista os cuidados em relação à pandemia, o lançamento será realizado em evento online. Durante a live, serão exibidas as contações das histórias que foram gravadas no formato de vídeos e editadas por Thiago Nóbrega. Cada contação terá a duração de 12 minutos. O livro Teca: a bicicleta com rodas nas nuvens será contado pelas atrizes Nádia Stevanato e Luana Crempe. Já A jornada dos maçaricos receberá interpretação das artistas Daniela Soledade e Sonia Pinheiro, com a participação especial do João Vitor Merck Pinheiro, todos membros do Grandioso Teatro da Mínima Dimensão. Após a exibição dos vídeos na live, os autores e ilustradores participam de um bate-papo junto com os convidados.

O evento, aberto ao público, tem início às 17 horas e pode ser acompanhado no Facebook da Secretaria Geral de Educação à Distância (SEaD) da UFSCar (em facebook.com/seadufscar/). Os livros serão vendidos nos dias 18 e 19 de março com desconto de 30% no site da EdUFSCar (www.edufscar.com.br).

Leia Também

Últimas Notícias