Menu
domingo, 28 de novembro de 2021
Exposição itinerante

“Estação da Língua Portuguesa” é atração no Teatro

29 Ago 2018 - 07h12Por Redação
“Estação da Língua Portuguesa” é atração no Teatro - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Até o dia 8 de setembro, o público do Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, em São Carlos, está convidado para visitar a exposição itinerante e gratuita Estação da Língua Portuguesa, que apresenta acervos do Museu da Língua Portuguesa (atualmente em reconstrução).

A mostra, que já atingiu a marca de mais de 42 mil visitantes nas primeiras paradas (Tatuí, Santos, Rio Claro e Taubaté), funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h e de sábado, das 9h às 17h.

A programação do Teatro Municipal nos próximos dias inclui apresentações musicais, teatrais e de dança. “Quem for assistir a um dos espetáculos, pode chegar meia hora antes para embarcar na história e curiosidades da língua portuguesa em companhia da tecnologia, interatividade, som, imagem e acessibilidade”, explica o arquiteto e sócio da Arquiprom, Fernando Arouca.

Aberta ao público, a mostra também recebe grupos e escolas para visitas monitoradas. Para agendar, basta entrar em contato, de segunda a sexta das 8h às 17h, pelo telefone (16) 3419-8997 ou enviar um e-mail para visitasestacaolinguaportuguesa@gmail.com.

Depois de passar por São Carlos, a mostra “Estação da Língua Portuguesa” desembarcará em Bauru. Presidente Prudente também está no roteiro em 2018.

A realização é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio máster é da Sabesp. Instituto CCR, Vivo, EDENRED Brasil e Ticket, marca do Grupo, também patrocinam a iniciativa, todos por meio da Lei Rouanet. O apoio na quinta cidade da itinerância é da Prefeitura de São Carlos.

A itinerância traz na bagagem conteúdos inéditos, que conversam com a museologia contemporânea e com a rica expografia de sons e imagens do Museu da Língua Portuguesa, instituição que apresenta a Língua Portuguesa como patrimônio imaterial, viva e dinâmica, além de conteúdos já conhecidos pelo público.

Toda a estrutura da exposição é transportada de uma cidade a outra em caminhões, pois a Estação da Língua Portuguesa foi projetada de maneira que possa ser desmontada e novamente aberta ao público em outro município em até sete dias.

MUSEU EM RECONSTRUÇÃO

Em dez anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de quatro milhões de visitantes (319 mil destes em ações educativas). Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.

O Museu foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. A obra está dividida em três etapas: o restauro das fachadas (concluída) e da reconstrução da cobertura do edifício, o restauro dos pátios e torreões (iniciada em setembro de 2017, agora em andamento), a obra do interior do prédio. Por último, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é 2019.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

Serviço Estação da Língua Portuguesa em São Carlos

Data: de 14 de agosto a 8 de setembro

Horário: segunda a sexta, das 9h às 20h e de sábado, das 9h às 17h.

Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão

Rua 7 de Setembro, 1735 - Centro - São Carlos | SP

Entrada gratuita

Agendamento (de segunda a sexta, das 8h às 17h)

Telefone: (16) 3419-8997

e-mail: visitasestacaolinguaportuguesa@gmail.com

Serviço Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão

Programação

29/08 – 20h30 - Orquestra USP (Ribeirão Preto)

05/09 – 19h30 – Musical Tempos de Criança

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias