Menu
sábado, 31 de outubro de 2020
Viagem no tempo

Espetáculo reencena prólogos teatrais das sessões de cinema silencioso

Parte de projeto de pesquisa, evento acontece em 30 de junho, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo

30 Jun 2018 - 10h19Por Redação
Espetáculo reencena prólogos teatrais das sessões de cinema silencioso -

Neste sábado, 30, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo será palco de uma espécie de viagem no tempo, ao sediar o evento "Prólogos do Cinema Silencioso no Brasil". Na ocasião, serão reencenados os prólogos cômicos - apresentações de palco, geralmente acompanhadas por números musicais e de dança - que aconteciam antes da exibição dos filmes estrangeiros na época do cinema silencioso. O evento é uma realização do projeto IntermIdia, uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a University of Reading (UoR - Reino Unido), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Arts and Humanities Research Council.

A programação começa às 15 horas, com a mesa "Prólogos Cinematográficos - uma prática intermidiática", que terá a participação dos pesquisadores da UoR Lúcia Nagib (coordenadora geral do projeto), John Gibbs e Lucy Tyler e de suas colegas do PPGIS Luciana Corrêa de Araújo (docente do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, coordenadora do projeto no Brasil) e Margarida Maria Adamatti (que realiza pós-doutorado na UFSCar). Integra a mesa também Thiago Reis Vasconcelo, Diretor da Companhia Antropofágica (www.antropofagica.com), que encenará os prólogos. Em seguida, a partir das 17 horas, a exibição de "Epidemia de Jazz" (James Cruze, 1925) será precedida do prólogo "À maneira de Pirandello..." e, no segundo programa, o prólogo "O vaqueiro estilizado" precede a exibição de "O vaqueiro" (Buster Keaton, 1925). Mais informações sobre essa programação podem ser conferidas no folheto do evento (acessível no link http://bit.ly/prologos_flyer).

INTERMIDIA

O foco do projeto IntermIdia é a natureza do cinema como mistura de artes e mídias e a construção da primeira história intermidiática do cinema brasileiro, de modo a explorar a intermidialidade como método historiográfico. Além da pesquisa e da realização de congressos e oficinas no Brasil e no Reino Unido, entre outras ações, o projeto prevê os chamados "eventos de impacto", para compartilhar seus resultados com a comunidade e possibilitar ao público conhecer de perto um pouco da história intermidiática do cinema brasileiro. A previsão é que os "Prólogos do Cinema Silencioso no Brasil" sejam exibidos também no Reino Unido, em dezembro deste ano. A entrada no evento do MIS é gratuita, e o Museu fica na Av. Europa, 258, no Jardim Europa, na cidade de São Paulo. Mais informações sobre o IntermIdia estão no site do projeto, em https://research.reading.ac.uk/intermidia/.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias