quinta, 18 de abril de 2024
Entretenimento

Encontro de Santos Reis reuniu 450 pessoas no Parque do Bicão

08 Set 2010 - 18h34Por Redação São Carlos Agora

O prefeito Oswaldo Barba acompanhado da primeira-dama Cidinha Duarte, do secretário municipal de Planejamento, Rosoé Donato e da coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri assistiu no domingo (5), a 10ª edição do Encontro Regional de Santos Reis realizado pela Prefeitura de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura no Parque do Bicão.

O Encontro que reuniu 450 pessoas foi aberto pela companhia de São Carlos “Estrela Guia”, mas também contou com apresentações das comitivas de Guariba, Santa Cruz das Palmeiras, Pradópolis, Luis António, Cravinhos, Tambaú, Casa Branca, São Bernardo do Campo, Boa Esperança do Sul, Barrinha, Jardinópolis, Leme, Cordeirópolis e Campinas.

O prefeito Oswaldo Barba entregou um troféu de participação à companhia de São Bernardo do Campo e ressaltou que desde 2001 a Prefeitura vem desenvolvendo ações para fortalecer, ampliar a infraestrutura e valorizar ainda mais a valorização da cultura popular em nossa cidade. “Quero parabenizar todas as companhias que vieram para São Carlos mostrar um pouco da tradição da Folia de Reis, uma manifestação cultural popular importante de um encontro que já faz parte do calendário anual de eventos oficiais do município”, disse o prefeito Barba.

Folia de Reis - A tradicional Folia de Reis iniciou em Portugal. O evento tem origem católica e baseia-se na passagem bíblica em que Jesus foi visitado pelos três “Reis Magos”, denominados Melchior (Belchior), Baltazar e Gaspar.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo, e essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, em 6 de janeiro.

No século XIX a Folia de Reis se destacou e atualmente é realizada em muitas regiões do país, principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás e São Paulo.

Leia Também

Últimas Notícias