quarta, 24 de abril de 2024
Entretenimento

Documentário sobre a artísta plástica Daniela Caburro é exibido na Universidade de Araraquara

08 Dez 2017 - 07h18Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Alunos da Universidade de Araraquara, apresentaram na última segunda-feira, 4, o vídeo documentário "Cores e Sorrisos: A história de Daniela Caburro, que relata sobre a vida e obra da artista plástica são-carlense. O vídeo foi elaborado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), por alunos do último de jornalismo, da Uniara.

O grupo é formado por cinco integrantes: Alexandre Santos, Fernanda Camargo, Tarciso Amorim, Victória Xavier e Vitor Gimenes. O trabalho começou no final do ano passado e teve como objetivo mostrar a realidade do deficiente físico e como uma atividade complementar pode ajudar na inserção dos deficientes na sociedade, uma vez que ainda há precariedade no processo de adaptações para necessidades especiais.

Daniela Cristina Caburro adquiriu a poliomielite com oito meses de vida e ficou tetraplégica. Encontrou dificuldades ao longo da vida, como a falta de conhecimento da população em relação a doença, a alfabetização, falecimento do pai, transporte adequado, entre outros. Mas essas dificuldades não a desviaram do grande sonho que tinha que era pintar telas. Através do ateliê da professora Mara Toledo aprendeu a pintar e ao lado de pessoas especiais, consideradas anjos por ela, Daniela encontrou na arte uma motivação de vida.

O vídeo documentário foi dividido por seis tópicos: O nascimento, infância e alfabetização, falecimento do pai, o grande sonho, carreira e a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP). Não foi possível incluir a biografia escrito pela jornalista Hebe Rios, intitulado "A Menina de Arte" e também a peça teatral do grupo "O Grande Urso Navegante", do diretor Laerte Asnis. De acordo com os alunos a universidade tem o tempo limite para cada vídeo documentário e decidiram por contar como foi a construção da artista na parte pessoal até sua inserção nas artes.

Para os alunos o trabalho foi gratificante, pois cresceram pessoal e profissionalmente. Fernanda Camargo relata o sentimento de ter realizado esse projeto. "Estamos felizes e com o sentimento de dever cumprido. Além de colocarmos em prática tudo que aprendemos durante os quatro anos de aprendizado, vimos como a vida é bela e como a Daniela é feliz e assim deixa todos ao seu redor mais feliz também. Uma verdadeira lição de vida".

Vitor Gimenes diz que a realização do projeto vai além da faculdade. "Muitas pessoas que possuem algum tipo de limitação tentam a todo tempo se inserir na sociedade e hoje o que vemos não é nem o começo do que podemos fazer para ajudar essas pessoas". Vitor cita uma frase de Daniela que o marcou demais. "A vida roubou meus movimentos, mas não tirou os meus sonhos. Jamais".

O vídeo documentário já está disponível na plataforma Youtube. Compartilhe com familiares e amigos, pois essa história não pode parar. Para assistir, basta acessar o link: https://youtu.be/C78g803uQFI. (Por Vitor Gimenes)

Leia Também

Últimas Notícias