sexta, 19 de abril de 2024
Ações on-line e presenciais em 20 países

Dia Mundial do Lazer será comemorado pela primeira vez em 16 de abril

Meta da criação de uma data global para o lazer é destacar importância para a sociedade; serão realizadas diversas atividades ao redor do planeta

12 Abr 2021 - 07h58Por Redação
Várias atividades estão previstas para o Dia Mundial do Lazer; inclusive em São Carlos - Crédito: DivulgaçãoVárias atividades estão previstas para o Dia Mundial do Lazer; inclusive em São Carlos - Crédito: Divulgação

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo a necessidade de distanciamento social e, com isso, o isolamento das pessoas dentro de suas próprias casas.  Uma importante prática que vem sendo utilizada para enfrentar essa situação, o lazer, ganhará uma data especial para ser celebrado anualmente ao redor do mundo.

Numa iniciativa da WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e o Sesc, será criado o Dia Mundial do Lazer, que nesta primeira edição será comemorado dia 16 de abril, com o tema Lazer para uma Vida Melhor.

Atualmente, a Organização Mundial do Lazer conta com sete Centros de Excelência em Estudos do Lazer localizados pelo mundo e, a cada ano, um destes Centros ficará responsável por organizar a celebração da data.

O objetivo da criação de uma data global para o lazer – num momento em que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária – é destacar a sua importância para a sociedade. Para tanto, serão realizadas diversas atividades ao redor do planeta, com ações on-line e presenciais em 20 países (sempre respeitando as orientações de segurança sanitárias locais), com o apoio de diversas instituições parceiras. No Brasil, a USP, LAGEL e o Sesc estarão à frente das ações do Dia Mundial do Lazer, que terão prevalência on-line.

Definição – A palavra lazer vem do latim “licere”, que significa “ser lícito” ou “ser permitido”. O termo pode ser definido como uma série de atividades que se pode praticar no tempo livre, ou seja, no momento em que não se está trabalhando. Como exemplos estão tarefas familiares, religiosas ou sociais, que proporcionem prazer ao praticante. Neste contexto, o indivíduo tem a oportunidade de relaxar, descansar, se distrair ou exercer alguma forma de recreação.

“O lazer é fundamental para a sociedade, pois desempenha um papel essencial no desenvolvimento individual e comunitário, contribuindo para o bem viver, valorizando as relações sociais e assumindo, muitas vezes, lugar de expressão e engajamento na vida democrática. Sendo assim, a realização do Dia Mundial do Lazer vem reforçar o lazer como um direito social e sua importância na vida cotidiana, buscando ampliar as possibilidades desta manifestação e promovendo a reflexão sobre os acessos e barreiras ainda existentes”, afirma o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Pesquisa - Já o professor Ricardo Uvinha, do Centro de Excelência em Estudos do Lazer da USP, destaca “a importância das atividades associadas ao lazer em suas mais variadas possibilidades, desde que realizadas de maneira responsável e respeitadas as já conhecidas formas de prevenção. Assegurar o usufruto do lazer para a população pode simbolizar uma importante estratégia de enfrentamento da pandemia causada pelo Covid-19, auxiliando numa necessária resiliência diante do presente momento tão adverso”.

 

A afirmação do Prof. Uvinha tem como base uma recente pesquisa realizada em 11 países, (Brasil, Bulgária, China, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, Índia, Irlanda, Macedônia, Malásia e Turquia) sobre a saúde física e mental e sua relação com atividades de lazer como forma de enfrentamento da pandemia de Covid-19. De acordo com o estudo, que no Brasil foi liderado por pesquisadores da USP, o país teve o maior índice de ansiedade (63%), e também o maior índice de relatos de depressão (59%).

 “Entendo que o Dia Mundial do Lazer colabora com a mensagem de que, ao garantir o acesso ao lazer, pode-se auxiliar na esperança por dias melhores como estratégia de redução da ansiedade e de fatores de depressão, buscando uma melhor saúde física e mental influenciando assim decisivamente no bem-estar e na qualidade de vida da população”, completa o Prof. Uvinha.

Antonio Carlos Bramante, coordenador do Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE-FEF/UnB, corrobora a linha de pensamento do Prof. Uvinha. “Nunca foi tão importante viver as experiências de lazer como nestes tempos de pandemia. A celebração do ‘Dia Mundial do Lazer’ poderá nos auxiliar a recolocar essa dimensão essencial de nossas vidas como uma prioridade”. 

WLO

Por fim, a professora Cristina Ortega, chefe acadêmica e operacional da World Leisure Organization (WLO), ressalta que “o Dia Mundial do Lazer não poderia acontecer num momento melhor, em que o acesso ao lazer se transformou num privilégio para poucos. Agora é a oportunidade para refletir e reconsiderar o lugar do lazer no âmbito do desenvolvimento humano, visando um futuro mais brilhante para as próximas gerações, onde a base do progresso seria garantir os direitos humanos e promover os objetivos para um desenvolvimento sustentável. Estou convencida de que com esta iniciativa, em tempos tão turbulentos e incertos, seremos capazes de inspirar e motivar as diferentes gerações em todo o mundo.”.

DESTAQUES

A programação do Dia Mundial do Lazer trará várias atividades para todos os públicos, on-line e presenciais, reunindo bate-papos, debates, encontros, lançamento de livros, webséries, documentários, oficinas, aulas, visitas virtuais, dentre outras. O público terá acesso a conteúdos e ações físico-esportivas, turísticas, manuais, artísticas e intelectuais com profissionais que destacarão a importância do lazer como um direito social e sua importância para o bem viver.

Como destaque, a WLCE/USP apresentará a Mesa Temática “Lazer Torna a Vida Melhor”, reunindo especialistas representando quatro diferentes regiões do país (Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), para refletir e discutir elementos da área do lazer em cada região.

Já o Sesc SP trará uma bate-papo entre o professor Danilo Santos de Miranda e Alberto Acosta, autor do livro Bem Viver, pesquisador no Latin American Institute of Social Resarch e ex-Ministro de Minas e Energia do Equador, sobre o lazer como um direito social e sua importância no cotidiano das pessoas.

O LAGEL por sua vez estará à frente do evento de lançamento do livro “Planejamento do Lazer e Recreação Comunitária”, num bate-papo um dos autores da obra, o Dr. John Tower (Victoria University - AUS) e o pesquisador e gestor Dr. Antônio Carlos Bramante (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE-FEF/UnB),

DIA MUNDIAL DO LAZER - DESTAQUES

MESA TEMÁTICA “LAZER TORNA A VIDA MELHOR” (WLCE/USP)

Mesa composta por representantes de quatro diferentes regiões do país (Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), a fim de refletir e discutir elementos da área do lazer, tais como sugestões, desafios e limites de possibilidades de ações que tenham relação com a região de cada convidado para a vivência e/ou gestão de um lazer que torne a vida melhor. Com Mirleide Chaar Bahia (UFPA), Christianne Luce Gomes (UFMG), Raquel Silveira (UFRGS) e Junior Vagner Pereira da Silva (UFMS). Coordenação Edmur Stoppa e Mariana Bueno.

Horário: das 14h às 16h

Plataforma: Google Meet. A atividade será exibida para o público em geral no Youtube da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Os setores de imprensa e informática da escola estarão juntos ao Grupo Interdisciplinar em Estudos do Lazer (GIEL) na organização da atividade.

Mirleide Chaar Bahia – UFPA

Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Christianne Luce Gomes – UFMG

Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. É Doutora em Educação pela UFMG (2003), com Estágio Sênior na Universidade de Barcelona/fomento CAPES (2017-2018) e Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina, 2012).

Raquel Silveira – UFRGS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016).

Junior Vagner Pereira da Silva – UFMS

Graduado em Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar (Lato Sensu), Mestre e Doutor em Educação Física, sendo esta última pela Universidade Católica de Brasília.

Edmur Antonio Stoppa

Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (1986), Mestre (1998) e Doutor (2005) em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas, na área dos Estudos do Lazer.

Mariana Bueno de Andrade-Matos

Professora Doutora no bacharelado em Lazer e Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Líder do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (GHOSTO/USP/CNPq).

IDEIAS – MESA COM ALBERTO ACOSTA E DANILO SANTOS DE MIRANDA (Sesc SP)

Três anos após a realização do Congresso Mundial do Lazer, que apresentou discussões sobre as principais barreiras de acesso ao lazer para as pessoas - bem como reflexões sobre como superá-las, entendemos que tais barreiras tornaram-se ainda maiores considerando o atual cenário de crise sanitária-econômica-social. Por outro lado, pesquisas e reflexões têm apontado a importância do lazer neste período de isolamento social, como garantia de bem-estar e até mesmo de manutenção da saúde durante o confinamento. Assim, este encontro buscará refletir sobre o lazer como um direito social e sua importância no cotidiano, a partir dos olhares e experiências do convidado. Com Alberto Acosta, ex-Ministro de Minas e Energia do Equador, pesquisador no Latin American Institute of Social Resarch e autor do livro Bem Viver e outros sobre a busca da prosperidade econômica para a América Latina e Danilo Santos de Miranda – Diretor Regional do Sesc em São Paulo.

Horário: 16h

Plataforma: YouTube do Sesc São Paulo

LANÇAMENTO DO LIVRO “PLANEJAMENTO DO LAZER E RECREAÇÃO COMUNITÁRIA” (LAGEL)

Com Dr. John Tower (Victoria University - AUS) e Dr. Antônio Carlos Bramante (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE-FEF/UnB).

A proposta do bate-papo é apresentar reflexões a partir do livro “Community Leisure and Recreation Planning/Planejamento de Lazer e Recreação Comunitário” (2021) de Ken Marriott, John Tower e Katie McDonald, oferecendo uma abordagem atualizada, baseada em evidências para planejar programas, instalações e serviços comunitários de lazer e recreação que podem ser aplicados a pequenos cenários locais, cidades, regiões, estados e países.

Horário: 18h30

Plataforma: Youtube do Sesc Sorocaba e LAGEL

Dr. John Tower

Pesquisador Honorário do Instituto de Saúde e Esporte da Universidade de Victoria na Austrália, diretor do John R. Tower Leisure, gestor de Pesquisa da Bon Leisure Consulting, corresponsável pelo Grupo de Interesse Especial em Gestão do Lazer da Organização Mundial de Lazer, Coautor do livro "Planejamento de Lazer e Recreação Comunitário" (2021).

Antonio Carlos Bramante

Doutor em Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos pela Pennsylvania State University - USA. Professor aposentado no Departamento de Estudos do Lazer da FEF/Unicamp. Atual Coordenador do Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE-FEF/UnB.

PROGRAMAÇÃO SESC SÃO CARLOS

São Carlos está na programação do Dia Mundial do Lazer

vídeo

Viagem Singular
Com Fabu Dias, educador de Sesc São Carlos

Viajar por si só é singular!
Conhecer culturas, sair da zona de conforto, relaxar, explorar novos lugares, divertir-se, conectar-se, tudo isso e muito mais faz parte da experiência da viagem, do turismo, que são também uma forma de lazer.
Mas e quando se viaja sozinho? Algo muda? Como é?
Vamos relembrar com o Fabu Dias sua viagem solo de motocicleta partindo aqui de São Carlos até Santiago, capital do Chile.
 E você? Também já viajou sozinho/a? Compartilha com a gente uma memória dessa sua viagem.
 Dia 11/4, domingo, às 10h

Assista em: youtube/sescsaocarlos

Bate-papo – ao vivo

Reflexões sobre ócio, lazer e tempo livre em tempos de pandemia

Com José Clerton Martins - Universidade de Fortaleza

Mediação Regiane Galante -Sesc São Carlos

No último ano, devido à Pandemia da COVID-19 e à crise sanitária-econômica-política e social que temos enfrentado, além de praticarmos o isolamento e o distanciamento social, tivemos que adaptar nossas vidas para uma nova rotina de trabalho, estudos, tarefas domésticas e nas nossas formas lazer.  Neste encontro, o Professor Doutor José Clerton Martins (Unifor) fará reflexões sobre ócio, lazer e tempo livre em tempos de pandemia considerando a importância do reconhecimento destes fenômenos no cotidiano, para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida, individual e coletiva.

José Clerton Martins é Doutor em Psicologia, pelo Programa de Recursos Humanos e Organizações da Universitat de Barcelona (Espanha). Pós-doutor em Estudos Culturais, na Universidade de Aveiro (Portugal). Pós-doutor em Estudos sobre Ócio e Desenvolvimento Humano na Universidad de Deusto/UD (Espanha). Coordena o OTIUM/Grupo de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde é Professor Titular.

Regiane Galante é Gerente Adjunta do Sesc São Carlos, pós-graduada em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação pela UFSCar e Doutora em Educação Física pela FEF/Unicamp.

Dia 12/4, segunda, às 18h30

Grátis.

Assista em: youtube/sescsaocarlos

Vídeo-animação

Afinal, o que é lazer?

Dia 16 abril é o Dia Mundial do Lazer. Mas afinal, o que é Lazer? Este vídeo com animação de Ton Batista, fala sobre o lazer de forma simples e objetiva. O que você costuma fazer no seu tempo?

Mesmo com a Pandemia, podemos realizar atividades que nos façam bem, sempre com toda a segurança e de preferência em casa.

Neste dia 16 de abril, celebre com a gente!

Escolha sua atividade favorita, faça um vídeo ou uma foto e poste nas redes sociais com a hashtag #DiaMundialdoLazer

Dia 14/4, quarta, às 10h

Assista em:

facebook/sescscarlos

instagram/sescsaocarlos

youtube/sescsaocarlos

Aula aberta

Dia Mundial do Lazer: ações para alunos

Com Educadores do Sesc São Carlos

Serão enviados vídeos com propostas de atividades como jogos e brincadeiras, atividades manuais e leitura de crônicas, para os alunos e participantes dos programas permanentes do Sesc São Carlos - alunos do físico- esportivo, sócio-educativo e terceira idade. Eles serão convidados a assistir e realizar uma das atividades propostas, ou outra de sua preferência.

Dia 16/4, sexta, às 10h (para os alunos e participantes dos programas permanentes do Sesc São Carlos)

Livre

Oficina

Paralelebichos

Com Coletivo Unsquepensa Arte

Crianças e adultos estão convidados para participar desta oficina divertida, criativa e realizada com materiais bem simples que todo mundo tem em casa.
Vamos construir animais de uma maneira bem diferente - são os Paralelebichos - que o Coletivo Unsquepensa Arte, da cidade de Araraquara, trouxeram para gente.

Vai precisar de: papel, tesoura, cola, uma caixa de fósforos, lápis, canetinha, giz de cera e o que mais tiver para colorir.

A atividade é recomendada para crianças a partir de 7 anos, quem for mais novo deve estar acompanhado de um responsável.

Dia 16/4, sexta, às 16h

A atividade acontecerá em ambiente virtual (Microsoft Teams).

Grátis. Vagas limitadas. Livre

Inscrições até 16/4, às 14h, em bit.ly/inscricoes-sesc-saocarlos

Aula aberta – ao vivo

Ritmos Dançantes

Com Educadoras do Sesc São Carlos e Sesc Piracicaba

Para marcar o Dia Mundial do Lazer, uma aula de dança bem animada para ninguém ficar parado. Ótima oportunidade para você se divertir e trabalhar o condicionamento físico ao mesmo tempo.

Será uma aula de intensidade moderada, para todos os públicos.

Vamos dançar com a gente?

Dia 16/4, sexta, às 19h

Grátis.

ASSISTA EM:

facebook/sescscarlos

youtube/sescsaocarlos

facebook/sescpiracicaba

youtube/ sescpiracicaba

DIA MUNDIAL DO LAZER

Dia: 16 de abril, sexta-feira

Mais informações em: www.worldleisureday.org e instagram.com/worldleisureday

#DiaMundialdoLazer, #LazerParaUmaVidaMelhor, #WorldLeisureDay, #WLDay, #WLO

Leia Também

Últimas Notícias